top of page

IBB em Vila Brasilina empossa novo pastor

Neste mês de abril de 2024, no dia 14, a Igreja Batista Bíblica de Vila Brasilina em São Paulo, Capital, realizou um culto especial com o propósito de empossar o seu novo pastor, Custódio Dias de Almeida.


Iniciada no dia 16 de outubro de 1966 pelo então missionário estadunidense, Pr. Dale Barton e sua esposa Wilma, a Igreja Batista Bíblica em Vila Brasilina completará 58 anos em outubro de 2024. A Igreja mãe foi a Igreja Batista Bíblica na rua Vergueiro, (Sacomã). No início, como congregação, os cultos foram na casa do Pr. Levi Marques Bastos na rua Engenheiro Silva Braga. Depois de algum tempo foi comprado um terreno na Rua Jean De Lá Huerta, 870, onde foi construído o prédio da igreja e ali permanece até hoje. Juridicamente a igreja só foi registrada mais tarde, no dia 18 de dezembro de 1985.

 

Durante o processo de plantação da igreja, várias pessoa tiveram participação ativa que vale a pena mencionar.  Os seminaristas (mais tarde pastores) que ajudaram foram: Joaquim Belarmino Fragoso, Antônio Francisco da Silva. Os pastores que pastorearam a igreja, além do fundados, Rev. Dale Barton, foram: Aloísio Batista, José Cristóvão da Silva (Pastor Interino), Agripino de Araújo, Alceu Olímpio e o então seminarista, Élcio Bernardino, fruto do ministério desta igreja, que hoje é pastor em Diadema SP e professor do Logos. Depois ainda teve na liderança da igreja o Pr. Daniel da Silva, e agora, nessa nova fase, o Pr. Custódio de Almeida, também fruto do trabalho desta igreja.



 Após trinta anos no campo missionário, o Pr. Custódio, que é fruto do ministério desta igreja, aceitou o convite para pastoreá-la. Na verdade, ele já havia sido convidado duas vezes anteriormente. A primeira vez foi em 1992, e a segunda em 1998. O terceiro convite para pastorear a igreja foi no início de dezembro de 2023, e a resposta do Pr. Custódio se deu conforme as anteriores: “Não será possível no momento, pois tenho certeza do chamado missionário. Mas vou ajudar a amada igreja a traçar um perfil do pastor e ajudar na transição”.  

 

Mas uma ocorrência, logo em seguida, levou a mudanças. Deus, que é Soberano e Senhor do tempo, tinha outro propósito desta vez. Menos de um mês após o convite feito em dezembro, no início de janeiro deste ano, o irmão José Rosa faleceu abruptamente, sem nenhuma comorbidade, ou sinal de qualquer enfermidade. A morte se deu durante sua caminhada matinal. Deus o recolheu, promovendo-o para a sua presença.



 No seu testemunho, Pr. Custódio fez este relato: “Pensei então qual seria o destino para a igreja? Outros fatores corroboraram para a decisão de assumir o pastorado, que será feito de maneira lenta. Por um ano dividiremos o tempo entre a MEAP e a Igreja, quinze dias para cada instituição, enquanto treinamos um casal que já conhece nosso trabalho desde 2020, e treinarmos a liderança autóctone para essa nova fase”.

 

Assim, após esse ano de transição, uma semana do mês será voltada para a obra missionária, onde Custódio continuará com a mentoria com o casal que vai assumir a coordenação, e continuará treinando jovens missionários (as) e plantação de igrejas e levando equipes para a região amazônica, desafiando a nova geração para a obra missionária. A Igreja Batista Bíblica em Vila Brasilina, abraçou prontamente essa visão.

 

Testemunho do Pr. Custódio Dias de Almeida:

Nasci em 1961 no interior da Bahia. Durante o êxodo nordestino, aos dois anos, vim morar com a família no Bairro Alto do Ipiranga, em São Paulo Capital. Família de origem Católica, aderi com facilidade ao ateísmo e comunismo. Durante o período pré-vestibular, disseminei as ideias do comunismo, apesar de não me tornar militante político. Aos quatorze anos comecei a trabalhar numa clínica dentária, onde aprendi o ofício de protético prático, sendo minha profissão por muitos anos e uma ferramenta de trabalho e evangelismo.


Convertido aos 24 anos, na Igreja Batista Bíblica em Vila Brasilina, em setembro de 1985, logo me envolvi com a obra missionária. Um pouco mais de um ano após a conversão, em 1987, ingressei no Seminário Batista Bíblico, e de 1988 a 1990, estudei no Seminário Palavra da Vida. Casei-me em 1991, seis meses após a formatura, com a linda jovem Vânia Perdigão Cota de Almeida, do interior de MG. Em 1992 nasceu o Calebe, em 1994 nasceu o Silas, seis meses depois seguimos para o Campo missionário na região amazônica, através da MIBRE - Missão Batista Regular Evangelizadora. Nossa filha Naara, já é fruto do campo missionário, presente do Senhor.

 

A Igreja Batista Bíblica em Vila Brasilina, sempre esteve presente ao nosso lado, ofertando regularmente e apoiando nossa família e ministério, por trinta anos. Moramos por dez anos no Alto Solimões AM. Antes de sair de São Paulo, em 1994, fizemos um pedido a Deus, pensando no futuro escolar dos filhos, pedimos a direção do Senhor. Saímos do Alto Solimões, em janeiro de 2005, após os dez anos, e Deus nos respondeu, enviando-nos para a Foz do Rio Amazonas, desta feita pela MEAP - Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores, que foi fundada em 1986 pelo Pr. Márcio e Damaris Garcia e outros missionários. Conheci a MEAP, quando seminarista em 1989 e, desde então mantivemos contato.

 

Descendo o Rio Amazonas

Após 10 anos no Alto Solimões (que é o mesmo Rio Amazonas), descemos e passamos a evangelizar na região, que cobre a extensão do Amapá e arquipélago de Marajó. O início foi difícil e desafiador, mas o Senhor nos deu graça, O Espírito Santo foi à nossa frente, e a Diretoria da MEAP Brasil sempre presente e atuante, (desde 2011 temos uma diretoria local em Macapá).

 

Para louvor e glória do nosso Deus, a obra tem crescido. Foram plantadas duas bases avançadas em lugares estratégicos, vários projetos sociais são desenvolvidos e oito igrejas ribeirinhas em andamento, todas com liderança local, formada por pessoas que foram ganhas para o Senhor Jesus Cristo, discipuladas, treinadas e hoje estão em posição de liderança, proclamando Cristo, a Verdade.


PR. DALE BARTON E PR. CUSTÓDIO DIAS DE ALMEIDA


LINK DO CULTO DE POSSE:

Comments


bottom of page