top of page

Importância da prática devocional para as crianças

Vive-se num mundo pós-moderno onde não existe verdade absoluta e tudo é relativo. O ser humano deixou de ser teocêntrico para viver de acordo com as suas próprias perspectivas e isso também tem refletido na educação dos filhos. No contexto bíblico lê-se que a responsabilidade da educação dos filhos é atribuída aos pais, porém, hoje, se tem transferido tal privilégio para a escola e mídias sociais. A televisão hipnotiza as crianças, como também os diversos jogos que surgem dia a dia. Infelizmente, muitos pais embora sendo cristãos seguem esses paradigmas. Contudo a palavra de Deus permanece a mesma. Ela é a verdade que subsiste ao tempo. Essa convicção pode ser extraída da própria verdade revelada, a qual afirma que “A tua palavra é a verdade” (João 17.17). 

 

Em Deuteronômio 6.4-9 é registrado a maneira como os pais precisam cuidar da formação integral dos seus filhos. O texto bíblico assevera:

.

"Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te".

 

A partir do texto bíblico compreende-se que a formação dos filhos é tarefa primordial dos pais. A partir do ensino, os pais compartilham sobre a verdade revelada e nesse processo, eles atuam diretamente no crescimento e desenvolvimento da fé. O ensino revela quem Deus e seu propósito para a criação. É por isso que se torna fundamental estabelecer a prática diária da devocional.

 

A prática da devocional é uma maneira de aproximar pais e filhos da mensagem contida nas escrituras, e, ainda, de estabelecerem relacionamentos significativos entre eles e Deus. Os pais necessitam parar um tempo para ler e explicar a Bíblia aos seus filhos. Esta é uma ordem do bondoso Deus. Mas por que fazer isso?

 

O propósito é que as crianças aprendam a amar a Deus. O alvo principal é que desejem viver para agradar a Deus. Elas precisam aprender a obedecer a Deus e a conhecer realmente quem é o Senhor. Ele é o único Deus, digno de todo louvor e que merece toda a adoração. Ele deve ser exaltado por toda vida.


A criança já nasce com um senso de viver para si mesmo e querer satisfazer suas próprias vontades. Isso é consequência natural do pecado que habita em cada um de nós. Desde pequena, já se pode notar esta inclinação na criança, de que seus desejos sejam cumpridos prontamente. A criança chora para obter o que quer desde muito cedo.

 

Ela necessita aprender que o alvo de sua vida não é satisfazer as suas vontades e sim viver para agradar a Deus. Pois este foi o propósito pelo qual Deus criou cada uma de suas criaturas, a fim de que ela possa viver para sua honra, como diz em Efésios 1.12a “A fim de sermos para louvor da sua glória”.


A maneira pela qual as crianças devem aprender isso é através dos pais. Não é responsabilidade da escola, igreja, nem de babás, mídias sociais ou outros. A igreja certamente cumpre um papel muito importante em ensinar princípios cristãos às crianças. Porém, o tempo que ela passa na igreja é muito pouco comparado com o tempo que fica em casa com os pais. Ela passa mais tempo com os pais e estes devem aproveitar as oportunidades em todo o tempo para ensinar a palavra de Deus, ou seja, ao andar pelo caminho, ao acordar, ao se deitar, ao se levantar. Tudo é oportunidade para ensinar.

 

O povo de Israel falhou na sua responsabilidade de ensinar a palavra de Deus aos seus filhos. O resultado foi que se levantou uma geração que não conhecia o Senhor e, por isso, passaram a viver em pecado. É possível notar tal atitude, lendo o relato bíblico que se encontra em Juízes 2.10: “Foi também congregada as seus pais toda aquela geração; e outra geração após se levantou, que não conhecia o SENHOR, nem tampouco as obras que fizera a Israel” Muitos pais também falham em ensinar a palavra de Deus aos seus filhos, pois esperam que os outros cumpram a responsabilidade que é sua. Alguns pais afirmam: “meu filho cresceu na igreja e agora está no mundo”.


Crescer na igreja não é suficiente! É imprescindível ensinar cada dia a Palavra de Deus aos filhos. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele”. Isso não quer dizer que a criança seguirá os caminhos do Senhor. Porém, isso significa que a criança nunca se esquecerá dos ensinamentos dos seus pais. Mesmo que se torne um adulto rebelde, aqueles princípios ficarão para sempre em seu coração. A prática devocional é um marco na construção de memoriais em família, pois tudo é levado em oração a Deus: vitórias, dificuldades, sonhos, decisões de arrependimento.

 

Dito isto, é preciso reiterar a afirmação de que a responsabilidade de ensinar a palavra de Deus aos seus filhos é dos pais, por isso algumas dicas importantes: 1ª) Não transmita essa responsabilidade a outros; 2ª) Tire um tempo cada dia para estar com seu filho ensinando a palavra de Deus; 3ª) Marque um horário apropriado para toda a família; 4ª) Incentive a criança a participar do momento devocional com oração, cânticos infantis e perguntas bíblicas. 5ª) Se a criança for muito pequena faça a devocional mais breve possível e não leia textos muito longos; 6ª) Escolha uma versão que seja de fácil entendimento para criança, como por exemplo a Nova Versão Transformadora; 7ª) Leia o texto diretamente da Bíblia, e se a criança já souber ler deixe que ela leia também; 8ª) Pergunte o que ela entendeu do texto e faça as considerações finais; 9ª) Sempre incentive a criança a participar desse momento e faça todos os dias. Coloque isso na sua vida diária; 10ª) Mostre à criança a importância de ter um tempo com Deus todos os dias. Assim, ela aprenderá como é importante viver para agradar a Deus, pois será instruída dia a dia com a palavra do SENHOR!

 

_____________________________________________________________

Se você tem interesse em devocionais infantis e quer recebe-las para iniciar esta prática com as crianças, acesse o blog: www.verdadekids.blogspot.com, ou se preferir receber devocionais em PDF, totalmente gratuitas, é solicitar pelo WhatsApp: +55 34 99812-0636 ou pelo missrosangelafeitosa@gmail.com.

 

 

 

 

コメント


bottom of page