top of page

Nutrindo o lar

Para promover o bom funcionamento do corpo, tanto físico como mental, necessitamos de certa quantidade de alimentos que contenham nutrientes. E é, através da escolha de alimentos corretos, que poderemos ter uma suplementação de nutrientes para o corpo funcionar saudavelmente e prevenir doenças. Assim, acontece com o lar, se queremos um lar saudável, é preciso dar alimentos que contenham nutrientes necessários para o bom funcionamento e harmonia.


O lar é o local onde se constroem valores e princípios, e existe uma infinita lista de alimentos que nutrem o lar, e todos encontramos na Palavra de Deus, por isso a Bíblia deve ser o manual do lar, o livro de receitas, que irá deixar o lar bem nutrido. Então, vamos folear esse Livro de Receita, a Bíblia, e destacar alguns alimentos necessários para nutri o lar.


O primeiro é a COMUNHÃO, que diz respeito a realização de alo em comum, sintonia de sentimentos. É a identificação em realizar algo em comum, ou seja, é o partilhar de um mesmo sentimento. Se alguém está triste ou alegre, a comunhão se manifesta no partilhar com o outro. Não existe comunhão só de uma pessoa porque comunhão é o compartilhar com o outro. Deus nos diz através de Gn2.18a que: “…Não é bom que o homem esteja só…”. Deus criou a mulher para estar ao lado e em comunhão com o cônjuge. Em Am 3.3 está escrito: “Andarão dois juntos, se não houver acordo entre eles.” A comunhão produz nutrientes necessários para o lar como por exemplo: intimidade e confiança. Andar junto, não quer dizer que sempre concordarão com as mesmas coisas, mas deve haver acordo para andar junto. E como pode ser feito esse acordo? É através do segundo alimento a COMUNICAÇÃO.


A comunicação no lar deve ser de respeito, por mais que exista coisas que nem todos do lar concordam, devem conversar para chegarem a comum acordo, não é fácil, mas quando as coisas ficam difíceis de resolver, o melhor que se deve fazer é dá um tempo, pra voltar a conversar, e enquanto isso a melhor coisa é orar. Depois de um tempo em oração, o amor que vem de Deus envolvera o lar, e a através da comunicação, os membros do lar entrarão em acordo.


O terceiro alimento é o AMOR, Deus é Amor, e é o amor que fará a diferença no lar, pois transformará a casa em um lar aconchegante.


De acordo com 1 Co 13.4-7 “O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se recente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. E como podemos fazer com que o amor resplandeça no lar? É através da palavra de Deus, ela é a lâmpada para o lar: “Lâmpada para os meus pês é a tua palavra”, que podemos parafrasear: “Lâmpada para o meu lar é a tua palavra”. Todas as vezes que acendermos uma lâmpada no lar, devemos lembrar que a palavra de Deus deve refletir em nossa vida, e se, a palavra de Deus é lâmpada para o lar, o lar ele será cheio de amor.


A ALEGRIA, é o quarto alimento que trará grande satisfação e prazer para o lar, ela será a companheira, porque a alegria do Senhor a nossa força é. A alegria não mais será apenas convidada, mas morará no lar todos os dias. Vai ter dias tristes? Sim, mas, “O choro pode durar uma noite, portanto a alegria vem ao amanhecer”. Sl 30.5, e a PAZ reinará no lar, outro alimento que contém nutrientes para o lar, conforme Fl 4.6-9: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e a vossas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendeste, e recebeste, e ouviste, e viste em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”. Existem outros alimentos para o lar, mas, vamos ficar somente com esses: Comunhão; Comunicação; Amor; Alegria e Paz.


E para não esquecerem desses alimentos ricos em nutrientes para o lar, todas as vezes que se sentarem à mesa para tomar as refeições, devem olhar para a toalha na mesa e lembrar da comunhão, convidem Jesus para estar em todas as refeições no seu lar, tenham um tempo adorável à mesa.


Agora peguem o prato e sirvam, lembrando do amor. Sirvam o amor no prato e deliciem em poder sentar à mesa e comer com a família no lar, nunca sirvam o prato e vão para frente da televisão, construa relacionamento saldável no lar à mesa.


Usem os talheres para alimenta-se e lembrem-se da comunicação, contem uns para o outro como foi o dia, planejem, sonhem, e divirtam-se à mesa, tomem suco ou água no copo e compartilhem as alegrias, limpem a boca com o guardanapo e não esqueçam de que a paz deve reinar, nesse momento à mesa não criem guerra, criem paz.


O lar que recebe alimentos ricos em nutrientes para o bom funcionamento é feliz, pois bem-aventurado é aqueles que temem ao Senhor e andam nos seus caminhos. Sl 128.1.








Comments


bottom of page