top of page

O Evangelho - O primeiro Sermão sobre o evangelho




Pr. Marcos Gesiel lidera a Igreja Batista Fundamental em Araguari MG.

 

 O Evangelho - O primeiro sermão sobre o evangelho


Texto: João 3:16

 

Introdução:


A)   - A história de Jesus Cristo é registrada por quatro escritores, ou como muitos dizem, quatro evangelistas, pois eles escrevem sobre o evangelho.

 

B)   - Evangelho é uma palavra de origem grega que significa “Boa-nova” ou “Boas notícias”. Então, os quatro evangelistas anunciam as boas notícias de salvação em Jesus Cristo, a todos os seres humanos!

 

C)   - É interessante lembrar que cada evangelista apresenta Jesus de uma forma:

Mateus apresenta Jesus como Rei.

Marcos apresenta Jesus como Servo, servindo, ensinando e se sacrificando.

Lucas apresenta Jesus como o Filho do homem.

João apresenta Jesus como o Filho de Deus.

 

D)   - Hoje estaremos no evangelho segundo João, no capítulo 3. 1-21.

 

Proposição:

 

Seguindo a ordem dos acontecimentos, Jesus foi a Jerusalém com seus primeiros discípulos, a fim de comemorar a Páscoa. Ele purifica o Templo expulsando dali os comerciantes e a Bíblia diz (2:23) que: “E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome”. Um destes muitos pode ter sido Nicodemos.

 

Interrogação:

 

O que podemos aprender com o primeiro sermão sobre o evangelho?

 

Transição:

 

Aqui temos uma das passagens bíblicas mais importante e clara sobre o evangelho de boas novas de salvação em Cristo Jesus, por isso temos a chave da salvação pelas palavras do próprio Jesus Cristo!

 

I.              A necessidade da regeneração!

(Jo3.1-13)

 

A)   - Nicodemos era um fariseu, um líder religioso da nação. Além de pertencer a este grupo, ele também era um dos principais dos judeus, ou seja, um membro do Sinédrio judaico!

 

B)   - A Bíblia diz que ele vai ter com Jesus a noite provavelmente porque poderia ter grandes problemas se os outros fariseus ficassem sabendo que ele foi encontrar Jesus.

 

C)   - Ao que tudo indica, Nicodemos ficou impressionado com os sinais que Jesus fazia, por isso ele precisava conhecer este homem, crendo que só alguém vindo de Deus podia fazer aqueles sinais!

 

D)   -Parece que Nicodemos está preocupado com o reino de Israel neste mundo, mas Jesus apresentou o reino espiritual de Deus, dizendo no Vs3: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

 

E)   - Nicodemos não entende nada, porque ainda está pensando nas coisas terrenas e não nas espirituais, então Jesus tenta ser um pouco mais específico dizendo no Vs 5-8:

 

1.Aquele que não nascer da água (Palavra de Deus) e do espírito, não pode entrar no reino de Deus. (5)

 

1 Pedro 1.23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

 

2.Não é um nascimento carnal, mas espiritual! (6)

3.É uma necessidade de todo ser humano! (7)

4.Assim como o vendo existe e sentimos a sua presença, vemos a sua ação, mas não sabemos de onde veio e nem para onde ele vai, assim é a regeneração do novo nascimento efetuado pelo Espírito santo! É algo verdadeiro, sentimos a Sua presença, vemos a Sua transformação, mesmo desafiando a análise do homem natural! (8)

 

F)   - Nicodemos ainda fica sem entender e Jesus chama sua atenção, de uma forma gentil, pois não estava dizendo coisas novas. Um reino espiritual e uma vida espiritual não eram coisas estranhas ao V.T. (9-10).

Ezequiel 11.19 E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;

 

G)   - E Jesus afirma estar falando de algo que ele sabe; ele está testificando de algo que ele viu, pois ele desceu do céu, mas o seu testemunho não é aceito!

 

 

II.            A necessidade de Sua morte para esta regeneração.

(Jo 3.14-21)

 

A)   - Agora, mesmo no início de seu ministério, apresentando o primeiro sermão sobre o evangelho, especialmente a Nicodemos, Jesus prediz a Sua morte para que os muitos que cressem, tenham a vida eterna!

 

B)   - Jesus lembra o ocorrido no deserto, quando o povo de Israel fala mal contra Deus e Moisés, dizendo que não tinham água e pão chamando o Maná de um pão vil (desprezível, sem valor). Por isso Deus os castigou com serpentes e muitos morreram. Então eles se arrependem e pedem a Moisés que ore por eles. Então Deus manda Moisés construir uma serpente de metal e estender ela com uma haste, e o que aconteceu?

 

Números 21.9 E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.

 

C)   - O que Jesus fala sobre sua morte e a serpente de metal?

João 3.14-15; 14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Romanos 6.23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

 

D)   - Em continuidade ao mesmo assunto, agora Jesus fala de si mesmo, mas na terceira pessoa dizendo:

João 3.16-18; 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

 

E)   - E por fim, Jesus explica como ou porque os homens são condenados:

João 3:19-21; 19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

 

Conclusão:

A)   - Temos aqui Nicodemos, um homem religioso, porém perdido, que precisava crer em Jesus Cristo para nascer de novo e ser regenerado pelo Espírito Santo! Ele teve o privilégio de ouvir o primeiro Sermão de Jesus sobre o evangelho de boas novas de salvação!

 

B)   - Pessoalmente, acredito que ele tenha crido em Jesus, tenha nascido de novo, sendo regenerado e recebendo a vida eterna em Cristo Jesus, pois quando Jesus morre, ele é um dos dois discípulos que sepulta o corpo de Jesus! Jo 19.39

 

C)   - E você? Quantas vezes já ouviu este mesmo evangelho, mas nunca creu em Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador? Nunca foi regenerado pelo novo nascimento espiritual! Nunca recebeu a vida eterna em Cristo! Quanto mais tempo você brincará com a morte e arriscará perder a sua alma por toda eternidade?

 

A mensagem hoje foi do próprio Senhor Jesus Cristo!

 

1. Ele disse que quem não nascer de novo não pode ver e nem entrar no reino de Deus!

2. Quem crer Nele não será condenado e tem a vida eterna, mas quem não crer já está condenado! O que você vai fazer com o que você ouviu Dele?

 

bottom of page