top of page

Os 111 anos da IBB em Guarulhos SP

Dias 18 e 19 de maio deste 2024, aconteceu a celebração dos 111 anos da IBBG - Igreja Batista Bíblica de Guarulhos SP. A data foi marcada pela realização de conferências bíblicas que teve como preletor convidado, o Pr. José Walfrido da Silva, da Igreja Batista Bíblica em Vila Rosa, São Bernardo do Campo SP, acompanhado da esposa, Rosa Teixeira Silva. Pr. Walfrido ocupa o cargo de vice-presidente da JUBBESP - Junta Batista Bíblica do Estado de São Paulo.


O culto do sábado, dia 18 de maio, contou com a presença de diversos pastores e membros das demais igrejas co-irmãs. Após o culto a igreja aniversariante partiu o bolo de aniversário e ofereceu um tempo agradável de sociabilidade e comunhão aos presentes.


Em Guarulhos, a IBBG é a primeira igreja evangélica da cidade Iniciada em 1913 como Igreja Cristã Batista Bíblica e teve seu início em uma residência no local conhecido como Pau-casado aonde nem ruas existiam, à época. Posteriormente o nome passou a ser Igreja Batista Bíblica de Guarulhos, e atualmente é liderada pelo Pr. Wagner Bueno.



A iniciativa de começar a igreja partiu dos irmãos Manuel José Antonio e Ana Maria da Conceição. Ana, depois de ter passado por várias experiências com outros seguimentos religiosos, converteu-se a Cristo em 1907, e através do seu testemunho seu irmão também se converteu e se tornaram membros da Igreja Cristã Batista Bíblica, situada no bairro da Liberdade em São Paulo, capital.

 

O casal de irmãos utilizavam, como meio de transporte para irem aos cultos, o trem da Cantareira que passava de hora em hora, mas devido à morosidade do transporte, solicitaram ao pastor da referida igreja, o reverendo Benedito Hirthes, que fosse implantado uma Congregação na residência da mãe de ambos em Guarulhos. Assim aconteceu o início da obra em Guarulhos SP, com cultos realizados às quintas-feiras à noite, ficando responsável o próprio jovem Manuel José Antonio.

 

O trabalho permaneceu na residência dos referidos irmãos de 1913 a 1924, quando Manuel doou um terreno situado à Rua Nove de Julho, no Centro de Guarulhos, e ali um edifício foi construído e estabelecido como congregação. Depois de aproximadamente 30 anos, o nome da igreja foi mudado. Isso se deu quando o missionário inglês que havia fundado seis igrejas no estado de São Paulo, incluindo a do bairro da Liberdade, mãe da igreja em Guarulhos, retornou para o seu país por estar com a idade avançada.



Assim, na época, por volta de 1954, o trabalho ficou sob a responsabilidade do missionário batista bíblico oriundo dos EUA, reverendo Dale Lee Barton até 1958, quando foi sucedido pelo Pr. Manoel Nascimento. Este, por sua vez, ficou como titular até meados de1966, quando o bastão foi passado para o Pr. Vicente Joaquim da Silva, que permaneceu no pastorado por vinte anos.

 

No dia 10 de julho de 1980 a igreja conseguiu comprar um terreno com uma área bem maior da já existente e no prazo de mais ou menos sessenta dias construiu o novo prédio e mudou-se, passando o endereço da igreja o mesmo até hoje: Rua Silvio Maia, 153.

 

No ano de 1986 o então vice-presidente da igreja, irmão Cláudio Drosten, recém formado em teologia foi ordenado e assumiu a liderança da igreja.

Cláudio Drosten começou a frequentar a igreja com oito anos de idade, e converteu-se a Cristo ainda adolescente, através do ministério da Igreja Batista Bíblica de Guarulhos, tendo sido batizado pelo então pastor Interino, Josué Pereira Félix, no ano 1966 com 16 anos de idade. Ali ele se casou com Maria Batista, preparou-se para o ministério e foi ordenado ao pastorado da mesma no dia 14 de novembro de 1987. No seu preparo teológico, Cláudio estudou um ano do Seminário na Convenção em São Miguel SP e os demais anos no Instituto Batista Bíblico em Vila das Mercês SP. Ficou 20 anos no pastorado.


QUEM É O PR. WAGNER BUENO


O atual pastor da IBBG, Wagner Bueno nasceu em São Paulo, Capital, no dia 16 de julho de1961, filho único de Joaquim Bueno e Maria José de Oliveira Bueno. Wagner é casado com Silvana Leal Bueno (27/02/1962) no dia 17 de dezembro de 1983 em Guarulhos SP, antes da conversão. O casal tem dois filhos, Aline Bueno Tavares (24/06/1985), casada, e Vitor Leal Bueno (16/11/1986), solteiro.

 

Converteu-se a Cristo na Igreja Batista Bíblica de Guarulhos em 1999, sob o ministério do Pr. Claudio Drosten. Preparou-se para o ministério e foi ordenado ao ministério pastoral no dia 02 de agosto de 2014 para ser empossado no pastorado da IBBG - Igreja Batista Bíblica de Guarulhos SP na mesma data.

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Wagner é Licenciado em História pela UNIMESP - Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (2007); Estudou teologia por um ano no SEBARSP - Seminário Batista Regular de São Paulo, atualmente LOGOS e teve o Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sudeste do Brasil em 2014.

 

Outros cursos: Curso NUTRA em 2012; Curso de Aconselhamento Bíblico pela ABCB em 2019; OPL - O Pastor Líder pela PIBA - Primeira Igreja Batista de Atibaia; Pregue a Palavra pela PIBA em 2022.

A esposa, Silvana Leal Bueno, é Técnica de Enfermagem e formada em Aconselhamento Bíblico pela ABCB e pelo Curso NUTRA.



PASTORES DA IBBG, PELA ORDEM:

Pr. Manuel José Antonio

Pr. Dale Lee Barton

Pr. Manoel Nascimento

Pr. Josué Pereira Félix (interino)

Pr. Vicente Joaquim da Silva (20 anos)

Pr. Cláudio Drosten (20 anos)

Pr. Nelson Alexandre

Pr. João Lima.

Pr. Wagner Bueno

Comments


bottom of page