top of page

Os 39 anos da IBR da Fé em Pindamonhangaba SP

História da fundação e organização

A Igreja Batista Regular da Fé em Pindamonhangaba SP, liderada pelo Pr. Sitri Lobato Siqueira, comemorou neste ano de 2023, nos dias 11 e 12 de novembro, seus 39 anos de fundação e 31 anos de organização. As comemorações foram marcadas pela realização de conferências proferidas pelo Pr. Edimilson Nunes, sob o tema "A eminência da família na Igreja enquanto célula mater da sociedade". O trabalho teve início durante o ano de 1980, na residência do evangelista, irmão Jônatas Ferreira da Silva, sob a coordenação do então missionário americano e pastor, Guilherme Griffin, que nesta época pastoreava a Igreja Batista Central, na vizinha cidade de Taubaté SP.


Bastante conhecido por sua incansável dedicação em defesa do movimento Batista Regular no Brasil, o Pr. Guilherme iniciou este trabalho, através de distribuição de folhetos, visitas domiciliares e pregações em espaços públicos. Pouco tempo depois teve origem a Congregação Batista Ebenézer, que em janeiro de 1984 realizou seus primeiros cultos em pequenas salas nas imediações da Praça Dr. Emilio Ribas. Naquele início ele contou também com o auxílio do recém-formado, Pr. Plinio Kremer.


Como esse espaço era pequeno e provisório, houve a necessidade de adquirir um local mais apropriado, maior e com melhor estrutura. Foi quando chegou ao conhecimento de seus membros, que a Congregação Cristã do Brasil estava disponibilizando para venda um de seus templos. Imediatamente o Pr. Guilherme entrou em contato com a Baptist Mid Missions, sua missão nos Estados Unidos que, em poucos meses, liberou parte do valor do referido imóvel, sendo o restante completado com ofertas de alguns irmãos.


Assim, em agosto de 1984, foi concretizado a aquisição do templo, e em 15 de novembro do mesmo ano, foi realizado um culto de consagração desse local, que passou a denominar-se Congregação Batista da Fé, cuja responsabilidade administrativa ficaria submissa à Igreja Batista Central de Taubaté.


Em 03 de novembro de 1989, esta congregação, já com experiência e com recursos próprios, foi organizada com estatuto próprio e passou a ser independente, sob a denominação de “Igreja Batista Regular da Fé”. Desde então, esta igreja tem propagado e defendido a sã doutrina bíblica, realizando seus cultos locais, reuniões de oração, conferências, retiros comemorativos, acampamentos, evangelismo e cultos nos lares, com vista ao aperfeiçoamento dos santos.


Com imensa gratidão a Deus, esta igreja tem registrado seu reconhecimento a todos aqueles que fizeram e fazem parte de sua história, em especial àqueles que a presidiram, a saber: Pr. Guilherme Griffin e a esposa Dóris (Fundação e organização); Pr. Plinio Kremer (1982 - 1984); Pr. Guilherme Griffin, e irmã Dóris (1984 - 1990); Pr. Francisco de Assis Pereira das Neves e esposa Silvia (1990 - 2002); Pr. Mauricio Antonio da Cruz e esposa Solange (2003); Diáconos (2004 - 2005); Pr. Sitri Lobato Siqueira e esposa Eusania (2005 - atual).

Contato com Pr. Sitri Lobato (12) 98807-4826

bottom of page