“... em verdade, em verdade vos digo que um dentre vós me trairá”
(Jo 13. 21).
Você já imaginou, Jesus realizando um grande café, e na hora do café, Jesus se dirigisse a você com um pedaço de pão molhado e falasse: VOCÊ É O TAIDOR! Qual seria a sua reação?
A Bíblia diz que Satanás entrou em Judas. A partir daquele momento o futuro dos dois estava selado: Judas praticaria o suicídio e Jesus seria crucificado.
Após a ceia Jesus teve um encontro com Judas (Mateus 26.47-50). Nesse encontro de Jesus com Judas algumas verdades ficam claras: É possível andar “próximo” de jesus, mas ter o coração distante dele.
Judas teve muitos privilégios: Ouviu os ensinamentos do Mestre, de viva voz; viu aquilo que os profetas gostariam de ter visto (Mt 13.17). “...Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; ouvir o que ouvis e não ouviram”. Viu a relação de Jesus com o Pai. Mas tudo isso não foi suficiente para que o coração de Judas se convertesse a Cristo.
Ele não entendeu nada do que Cristo ensinava e fazia porque o interesse de Judas era pessoal (João 13.29). “Pois, como Judas era quem trazia a bolsa...”.
Judas tinha a inclinação para aquilo que é natural e não espiritual. Quando Jesus foi ungido por Maria, Judas foi o único a reclamar do desperdício (Jo 12.1-6). Nunca vi pés que andaram por tanto tempo tão perto de Jesus, mas com o coração tão distante dEle.
Judas não foi o único a trair Jesus, foi apenas o traidor mais famoso. Quando Judas percebe que Jesus não empunhará a espada e que o seu destino parece ser a morte, o remorso toma conta de sua alma. Ele sentiu tanto, que procurou aqueles que lhe subornaram para devolver o dinheiro (Mt 27.3) “Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais anciãos”.
Judas percebe que aquele dinheiro era o preço do sangue e que a intenção dos Judeus era matar Jesus (Mt 27.4). O desespero toma conta de Judas e este se suicida, selando assim o seu destino (Mt 27.5).
NO QUE SE CONSTITUI A TRAIÇÃO DE JUDAS?
Será que a traição foi apenas acertar o preço e apontar o lugar onde Jesus se encontrava? Ou será que a sua traição foi andar tanto tempo com Jesus, mas em nenhum momento aceitar todo o plano de Jesus?
EU E VOCÊ PODEMOS SER IGUAIS A JUDAS. SABE COMO?
Todas as vezes que queremos que as coisas sejam do nosso jeito. Quando não queremos aceitar os princípios da Bíblia. Quando o nosso coração está na terra e não no céu.
Pr. Cosmo Silva
Missionário no Projeto Serra Gaúcha
Nova Petrópolis RS
Comments