top of page

Quente ou Frio?

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca” (Apocalipse 3.15-16)


Será que vivemos como uma pessoa moderada em nossa vida cristã em relação ao nosso amor por Jesus? Se respondermos afirmativamente, que Deus tenha misericórdia de nós. Se não levamos a nossa vida cristã de maneira séria e compromissada com Jesus, a nossa religião com certeza deixa o Senhor com náusea, pois Jesus prefere nos ver vivendo totalmente contra Ele, absolutamente frio, do que nos ver vivendo a nossa vida cristã como um “faz de conta”, fingindo estar do lado dEle. Precisamos viver de maneira zelosa quanto ao nosso testemunho de vida cristã. Jesus disse: “quem dera foras frio ou quente! “, ou seja, só não seja morno. Você diz: “Isso não faz o menor sentido para mim. Seria melhor ser morno do que ser frio.” A Bíblia diz que não. Jesus diz: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” (Mateus 12.30; Lucas 11.23). Com Jesus é assim, não dá para ser parcialmente por Ele ou parcialmente contra Ele, ou é por Ele, e aí você ajunta ou contra Ele, e aí você espalha, ou você é das trevas ou é da luz, ou é de Deus ou é do diabo. Numa sociedade relativista em que vivemos, Deus é absoluto, a Palavra de Deus é absoluta. Aos que aceitam e creem em Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas viverão eternamente em Sua presença no Céu, aos que O rejeitam viverão eternamente com “o diabo, … no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Apocalipse 20.10)


Neste mundo que diz que tudo é relativo, a igreja de nossos dias não está mais cumprindo o imperativo de Deus de ser luz do mundo e sal da terra” (Mateus 5.13-14), ela não está mais fazendo a diferença em nossa sociedade, influenciando o mundo. Ao contrário, o mundo é que está influenciando as igrejas. Basta olhar para o testemunho de vida de um grande número de pessoas que frequentam nossas igrejas. Basta ver as pregações “ensaboadas” e politicamente corretas” nos púlpitos, as músicas cristãs contemporâneas, hoje a porta de entrada de heresias em muitas igrejas. Basta ver as vestimentas indecentes de certas irmãs, irmãos indo de bermuda aos cultos nas igrejas, mostrando total irreverência a Deus. Aos tais, desafio tentar entrar de bermuda num fórum da justiça federal ou estadual para uma audiência judicial perante um juiz. Se devemos respeitar e mostrar reverência a um juiz da Terra, quanto mais ao Supremo Juiz, Criador dos Céus e da Terra, Rei dos reis e Senhor dos senhores?


A causa de Cristo tem sido ferida por cristãos mornos – esquentadores de banco de Igreja aos domingos que afirmam estar do lado do Senhor, mas não O amam e não vivem suas vidas para Ele, priorizando as coisas de baixo, da terra e não “… as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.” (Colossenses 3.1-2). O problema é que não podemos alcançar o propósito que Cristo estabeleceu para nós de sermos luz do mundo e sal da terra, se continuarmos tropeçando nas pedras de tropeço colocadas pelo diabo, caindo no laço do passarinheiro, não vivendo o que pregamos. No entanto, nem tudo está perdido. Enquanto estivermos vivos, e antes da iminente vinda do Senhor Jesus, ainda há tempo, se nos arrependermos e voltarmos ao “… primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. (Apocalipse 2.4-5)


Jesus disse: “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” E então Ele diz em Apocalipse 3:19: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te”. Há também o zelo que demonstra a graça de Deus. “Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,” (Tito 2:11), e por isso devemos ser zelosos das boas obras. Sim, somos salvos “pela graça, por meio da fé” (Efésios 2:8), mas nunca devemos ser indiferentes a ela. Como os outros descreveriam a sua fé? Você é quente, frio ou morno? Quem você conhece que vive uma vida zelosa por Jesus? Fale com alguém que você conhece e cujo testemunho de vida demonstra viver fervorosamente por Jesus. Peça a essa pessoa que compartilhe o seu testemunho com você.


_______________________________________________________________________


Peter Issar – Ministra aulas e faz seminários em Bibliologia; Curso de Apologética Cristã; Curso de Autoconfrontação Bíblica da Biblical Counseling Foundation – BCF, EUA, onde recebeu treinamento. Oferece serviços de Consultoria de TI; Consultoria em Desenvolvimento de Negócios. Foi diretor e gerente em multinacionais na área de TI nos EUA e Brasil. Tel.: (11) 2263-0402 – peterissa@hotmail.com


Ref. Bíblicas: “A Bíblia Sagrada” – Versão Almeida Corrigida, Fiel (ACF) – Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB). Rua Júlio de Castilhos, 108 – Belenzinho – São Paulo, SP – 03059-001 – Tels: São Paulo: 11.2693-5663. Outros locais: 0800-12-4008 – www.biblias.com.br – Email: sbtb@biblias.com.br








Comments


bottom of page