top of page

Rio Grande do Sul: "Salvos para servir"

"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz, para nós, um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas."

(2 Co 4.17-18)

 

“Esse versículo está na minha mente desde o dia primeiro de maio.  Tem sido dias difíceis de descrever.... Uma mistura de tristeza pela tragédia, mas de muita gratidão ao Senhor que guardou nossa família e tantos irmãos. Diariamente estamos compartilhando de ajuda a distintas pessoas, com tantas histórias que nos fazem ver Deus cuidando e enviando socorro através de muitas pessoas e igrejas do Brasil e até de fora do país. Mas, acima de tudo, temos visto um quebrantamento das pessoas, e uma grande abertura para o Evangelho. Sem dúvida, em meio à tragédia, surge um tempo oportuno para a evangelização”.


Esse parágrafo acima foi escrito pela irmã Ana Carolina Rodrigues de Oliveira Santos, esposa do missionária Marcos Vinícios Alves dos Santos. O casal com os filhos, trabalham em Itaara RS. Itaara fica a 14,5 km de Santa Maria na Região Central do Estado, a 290 km da capital, Porto Alegre. Trata-se de uma posição geográfica privilegiada, possuindo ligações para qualquer região do estado. Santa Maria é uma cidade plural, resultado da multiplicidade de seus povos e de sua cultura, quase uma ilha cultural em um dos estados mais difíceis para a pregação do Evangelho.

 

Ana Carolina nos informou que, apesar da estiagem, muito ainda precisa ser feito naquela região e em todo o estado do Rio Grande do Sul. Será um longo processo de reconstrução do patrimônio e das famílias que, despedaçadas, precisam de todo apoio possível. Famílias inteiras estão destroçadas material e, emocionalmente. A melhor ajuda que podemos dar, além dessas necessidades, é o apoio e espiritual.

 

No dia oito de junho, os casais, Pr. Marcos Vinícios e Ana com Pr. Antônio e Liziane, que estão juntando esforços no apoio às famílias vitimadas, foram até a região da Quarta Colônia próximo a Santa Maria. Ali, várias cidades foram atingidas, entre elas, São João do Polêsine, Dona Francisca, Faxinal do Soturno e Nova Palma. Eles tiveram a oportunidade e puderam realizar um trabalho de visitação e doações às famílias.



Mas a constatação, de acordo com a visão geral que tiveram, é que aquelas pessoas estão necessitadas, é de ouvidos atentos para escutar suas histórias, e empatia. “Foi uma tremenda oportunidade para entregar uma carta evangelística criada justamente com uma mensagem de esperança àquelas pessoas”, explicou Ana Carolina.

 

A Igreja Batista Fundamental de Santa Maria, está com o projeto "Salvos para Servir”, fazendo distribuição de alimentos, materiais de limpeza, roupas, resultado de doações recebidas, mas, priorizando a entrega da mensagem do Evangelho. Estrategicamente, boa parte das igrejas do Estado estão mobilizadas com o objetivo de ajudar os necessitados e pregar o Evangelho, para Glória de Deus.

 

Faltam-nos palavras adequadas para descrever o que vimos”, disse Ana, e continuou: “Nem imagino como deve estar as áreas mais atingidas do estado. Nossos filhos foram juntos nas visitas e puderam compartilhar da experiência. Creio que foi importante para eles aprenderem a servir”, concluiu.

 

A família do missionário Marcos está bem. A cidade de Itaara, aonde moram e servem ao Senhor não foi atingida fortemente pelas águas. O Pr. Marcos, tem viajado pela região com o Pr. Antônio e os irmãos voluntários que fazem parte do projeto “Salvos para Servir”. Eles estão vendo, de perto, o cenário de devastação.


Uma das visitas que fizeram foi na cidade de Canoas, que fica a 19 km de Porto Alegre, aonde está o missionário Pr. Cirineu J. Boff da Igreja Batista Bíblica. A igreja ficou quase toda coberta pelas águas e as perdas foram grandes. Será um longo e difícil trabalho de restauração. Na igreja de Canoas, o Marcos Vinícios e o Pr. Antônio, juntamente com mais dois irmãos da equipe, passaram dois dias ajudando os irmãos da igreja na limpeza, durante o feriado de Corpus Christi.

 

DESAFIO

Parte interna da IBB em Canoas


O grande desafio neste momento é que continuemos em oração e em ação pelo Estado do Rio Grande do Sul. Oração e apoio às igrejas e pelos voluntários que continuarão servindo. A urgência do socorro se associa à urgência da pregação do Evangelho, pois em meio à tragédia, a graça e as misericórdias de Deus precisam ser proclamadas.

 

Nesse momento, e por um bom tempo ainda, toda ajuda será importante. A jornada de trabalho será longa, e o povo de Deus tem a oportunidade de ser útil e servir. Toda ajuda é importante.

 

Quem desejar contribuir, favor enviar qualquer valor pelo PIX do Pr. Antônio, da Igreja Batista Fundamental de Santa Maria. PIX: 36127135000160 (CNPJ). Pode enviar comprovante do depósito para o WhatsApp: (55) 8464-0512.

 

Mais informações com Ana Carolina Santos

WhatsApp: (54) 98445-7877

 

"Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada." (Romanos 8.18)



Publicidade

 

 

Comments


bottom of page