top of page

Seja forte e corajosa!

Na virada do ano, por práxis sempre fazemos o balanço anual, avaliações das metas estabelecidas durante o ano que finda e, já começamos a programar, para não ousar dizer prometer outras metas.  Quando fazemos nossa analise percebemos que nossa jornada é atravessada por diferentes desafios e fases (momentos de realizações, lutas, provações, conflitos, doenças, crise financeira, etc.) que   vão se apresentar pelo caminho e que nos influenciam nas nossas relações sociais e a nosso relacionamento com Deus, bem como na nossa saúde mental.

 

A possibilidade recomeçar está sempre presente, dia após dia  e o desejo de ter sucesso em todas as dimensões da nossa vida é latente e, quando olhamos para a bíblia nos espelhamos na mulher virtuosa (Pv 31) com inúmeras qualidades nos inspira: é generosa (²⁰ Abre a sua mão ao pobre e necessitado), bondosa (¹² Ela só lhe faz bem todos os dias) , honrada (²⁵ A força e a honra são seu vestido), feliz e positiva ((²⁵ sorri para o futuro) , teme ao senhor (³⁰ mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada),enfim,  uma mulher dedicada  ao lar, marido  e filhos, decidida, forte, guerreira, positiva, cheia de fé, paciente, amorosa e  trabalhadora.

 

A Mulher virtuosa, também,  é cheia de afazeres, os quais se enumeram em muitas responsabilidades: ¹³ Busca lã e linho, ¹⁴ traz de longe o seu pão, ¹⁵ Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas; ¹⁶ (...) planta uma vinha com o fruto de suas mãos; ¹⁷ Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços; ¹⁹ Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roça; ²² Faz para si cobertas de tapeçaria; ²⁴ Faz panos de linho fino e vende-os, cuida da casa, dos filhos e do marido.

 

A mulher virtuosa cumpre com maestria todas as suas funções e administra bem o seu dia a dia. É perfeita em tudo que faz, e quando comparamos a nossa vida percebemos o quanto somos imperfeitas, falhas, inseguras e muitas vezes incrédulas a aquilo que Deus pode fazer por nós e, muitas vezes, impotentes diante dos desafios que nos apresentam sejam na vida doméstica, na profissional, no matrimônio, na faculdade, na maternidade e na vida espiritual.

Quantas responsabilidades e quantos desafios se apresentam a mulher naquela época e nesta conjuntura social. A nossa caminhada é impulsionada por um ritmo frenético desenhada pelo devir feminino em suas múltiplas jornadas, impondo desafios nas várias facetas da sociabilidade humana que se não for “cuidado’’, ponderado que pode colaborar a um desequilíbrio mental.

 

Estresse, nervosismo, preocupações exacerbadas, frustrações, sobrecarga de trabalho, desânimos, raiva, medo, culpa, auto piedade são alguns dos fatores que podem levar a problemas tão profundos que podem nos adoecer.  Precisamos estar atentas para esses sintomas e sentimentos, achegarmos a Deus, derramarmos nossas dores, preocupações e problemas, pedindo sabedoria e forças para enfrentamos dos desafios na nossa jornada.

 

Pesquisa revela que a sobrecarga de trabalho, dentro e fora de casa, e pressão financeira estão entre os fatores que mais têm impactado a saúde mental de mulheres. Mulheres entre 18 e 65 anos revelam que estão sobrecarregadas, 48% das entrevistadas sofrem por causa da vida financeira, 55%, estão ansiosas, 49% estão irritadas, 39% exausta, entre outros aspectos (FOLHA DE SÃO PAULO, 2023). Os dados, ainda, revelam que 45% as mulheres brasileiras sofrem algum tipo de transtorno mental, 80% delas consideram ter muita carga de responsabilidades e, 26% declararam que os padrões de beleza impostos impactam negativamente a saúde mental. O sofrimento mental pode prejudicar o nosso comportamento, humor, raciocínio, nossa comunicação e até a nossa maneira de aprender. (AGÊNCIA BRASIL, 2023).

 

A verdade é que o sofrimento emocional tem afligido muitas mulheres em todo mundo e fazem parte da rotina de muitas mulheres, dentro e fora da igreja.  Quem nunca sentiu suas forças esgotadas? Quem nunca sentiu um cansaço emocional, físico?  Muitas mulheres adoecem no meio do percurso e precisam de ajuda profissional para lidar com os problemas emocionais e isso não pode ser negligenciado. Precisamos não só cuidar da nossa saúde mental, mas, do nosso corpo, e também fortalecemos nossa vida espiritual para termos uma qualidade de vida equilibrada para servimos a Deus em nossa totalidade (I Ts 5.23; Mt 10.28; Marcos 12.30).

 

E quando, alegoricamente, olhamos para a mulher de provérbios parece que, de modo automático, ela não tem problemas ou mesmo que ela não adoece, e percebemos o quão difícil é parecermos com ela. No entanto, o valor mais precioso que ela nos apresenta está no temor ao Senhor (Pv 31.29,30), nos valores e princípios que nos desafia a sermos virtuosas, fortes, corajosas e resilientes na nossa caminhada, como Rute, que apesar de todas as desventuras da vida escolheu servir e temer ao Deus de Israel, o mesmo Deus de sua sogra Noemi, que fez da sua história uma exemplo de fé, perseverança e obediência a Deus.

 

Deus nos chamou para sermos fortes, corajosas (Js 1.9), destemida, cheia de fé e temente ao senhor.  Temos um Deus que pode todas as coisas, que alivia o nosso cansaço, que refrigera a nossa alma (Sl 23), que nos fortalece ( Sl 73.6),  que renova nossas forças (Is 40.29-31). Não desanime diante dos desafios que se apresenta na sua jornada, pois Deus não nos desampara nas nossas aflições, ele é nosso escudo, abrigo torre forte, é presente nos momentos das nossas angustias (Sl 46) e ele nos fortalece (Sl 31.24)

 

Que 2024 possamos fortalecer nossa fé em Cristo Jesus, que todos nossos planos, metas e desafios Deus seja o centro;  Que  a nossa mente  seja renovada em cristo Jesus  para que possamos experimentar a boa , agradável e perfeita vontade de Deus em nossas vidas (Rm 12.2) Que possamos cuidar melhor  da nossa saúde mental,  física e espiritual  (Pv 23.20; Mt 9.12.); Que possamos ser mulheres que resplandeçam a glória de Deus, comprometida com a expansão do seu reino; Que sejamos mais amáveis, delicadas, generosas, confiantes,  sábias; Que sejamos Fortes, Corajosas e resilientes diante dos desafios da nossa caminhada.

 ____________________________________________________________________

REFERÊNCIAS

A BÍBLIA SAGRADA: Antigo e Novo Testamentos. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, ed. rev. e atualizada no Brasil, 2ª ed., São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1993, 309 p 

PÓS-PANDEMIA: 45% DAS MULHERES MOSTRAM ALGUM TIPO DE TRANSTORNO MENTAL. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-08/pos-pandemia-45-dasmulheres-mostram-algum-tipo-de-transtorno-mental>. Acesso em: 15. Dez.2023. 

MULHERES ESTÃO SOBRECARREGADAS, ANSIOSAS E INSATISFEITAS . Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2023/10/mulheres-estao-sobrecarregadas-ansiosas-estressadas-e-insatisfeitas-diz-estudo.shtml> . Acesso em 05 Dez.2023

_________________________________________________________________________________________

[1]  Membra da igreja Batista Maranata Independente em Santo Antonio do Leverger MT.

Formada em Serviço Social (UFMT), Mestre em Políticas Sociais (UFMT).

Estudante de pedagogia (UFMT); Servidora Pública Municipal. 

 

Comments


bottom of page