google-site-verification=AlGgplHlEwGIzCUG4Hr-hF6Aq7S75CZjD2J_rZrN2Zo
top of page

Vieiras no Japão: Um chamado missionário em meio a desafios e esperança

Por Redação | Jornal de Apoio | Japão


A realidade missionária no Japão, país com baixa presença evangélica e severa escassez de obreiros cristãos, ganha contornos ainda mais desafiadores nas palavras do pastor Rafael Vieira e sua família, que atuam como missionários na cidade de Oizumi. Em carta emocionante, o missionário compartilha os recentes acontecimentos, avanços ministeriais e as lutas enfrentadas pela igreja japonesa - uma nação em que a carência de pastores se tornou uma crise espiritual crescente.

ree

Então disse Jesus aos discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”. (Mateus 9.37-38). Sobre essa fala de Jesus, Pr. Rafael disse: “O Senhor Jesus, que já havia alertado sobre a carência de pastores, até parece que estava pensando no Japão”, referindo-se à realidade local onde os seminários estão vazios, os pastores envelhecem e igrejas fecham por falta de liderança.


A igreja em que atua conheceu de perto essa dor. Após a morte do pastor Sawa, o rebanho passou por três anos difíceis sem liderança. Com a chegada do pastor Seiji Kagawa, houve alívio e celebração. No entanto, em 2023, o novo pastor foi diagnosticado com demência vascular, o que o levou a se afastar definitivamente do ministério em novembro do mesmo ano.


Diante do temor de um novo período de vazio pastoral, os irmãos da igreja convidaram o pastor Rafael Vieira para assumir a liderança da congregação. Movidos por amor ao Senhor e gratidão aos irmãos japoneses que os acolheram, Rafael e sua família aceitaram o chamado.

ree

Desde dezembro, eles vêm servindo como missionários com base na igreja local. Isso marcou um novo começo e teve um significado especial, pois pela primeira vez desde a pandemia de COVID-19, pastores de igrejas co-irmãs puderam visitar e participar presencialmente.


“Naquela noite de posse na igreja, agradecemos ao Senhor por nos levantar no Brasil e por todas as igrejas e irmãos que colaboram com nosso sustento e orações para ajudarmos esta cidade. Só temos que agradecer ao Pai pelo privilégio de servi-Lo enquanto temos vida”, compartilha Rafael.


Apesar do tamanho reduzido e recursos limitados, a família Vieira tem como objetivo preparar a igreja para iniciar novas congregações nas cidades vizinhas. O sonho pode parecer ousado, mas é sustentado pela fé e obediência ao chamado missionário de Cristo.


Além do trabalho pastoral, os desafios logísticos e burocráticos também fazem parte da jornada. A família iniciou o processo de renovação de visto, que vence no final de setembro. As dificuldades aumentam diante da escassez de tradutores nas repartições públicas e da indisponibilidade dos irmãos da igreja durante os dias úteis, por causa do trabalho.

ree

No meio dessa rotina intensa, há também momentos de alegria. O pequeno Misael, filho do casal missionário, conquistou a medalha de bronze em um campeonato municipal de karatê. O esporte tem servido como ferramenta de aproximação com outras famílias, criando laços e abrindo portas para o testemunho do evangelho. Professores, pais e amigos têm demonstrado respeito e admiração, o que fortalece o envolvimento da família missionária na comunidade de Oizumi. “São situações como estas que nos ajudam a marcar presença no dia a dia da cidade”, destaca Rafael.


O verão japonês chegou com força em junho, trazendo temperaturas entre 35 e 40 graus. Já foram registradas quatro mortes no país por causa do calor. A família Vieira pede orações para enfrentar esse período extremo.


Pr. Rafael expressa pesar pela morte de Wilson Inura, um amigo japonês que, mesmo em meio à luta contra o câncer de fígado, ouviu atentamente sobre a esperança que há em Cristo. O missionário conta que o conheceu no depósito de lixo do bairro e que, nos primeiros anos, Wilson foi um grande ajudador da missão. “Não sei se ele tomou uma decisão por Cristo, mas me alegrei por ter escutado da esperança que Jesus oferece a qualquer um que crê nEle. Deixou saudades.”

ree

Em meio às dificuldades tecnológicas, o missionário relata que seu WhatsApp foi banido duas vezes, impedindo o envio de relatórios mensais a muitos irmãos. Para resolver a situação, foi criado um grupo de WhatsApp específico para o envio de notícias e atualizações. Interessados em participar devem entrar em contato com o pastor Rafael pelo número + 81 080 61994905.


PARA REFLETIR:


“Nesse mar de pessoas que caminham sem Cristo, aparentemente a realidade é desanimadora. E muitas vezes, choramos diante do Senhor pedindo por transformação dos incrédulos, santificação dos salvos e fortalecimento para nós. Ao mesmo tempo, esperamos ansiosamente na promessa que a Palavra nos dá: o retorno do serviço com alegria, a colheita com júbilo.”


Oremos pela Família Vieira, missionários no Japão:

Pr. Rafael, Ana Lídia, Misael e Isabela Vieira.

 

Comentários


Oferte:

O Jornal de Apoio é um ministério sem fins lucrativos. As ofertas e doações servem para os custos administrativos da missão na divulgação da obra missionária.

Compartilhe:

Ore e ajude a obra de missões divulgando as matérias do Jornal de Apoio. Compartilhe nas redes sociais e apoie os ministérios divulgados.

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

©2023 - Jornal de Apoio.

Fale Conosco:

Edição e Redação: (16) 99192-1440

jornaldeapoio.editor@gmail.com

bottom of page