top of page

A Presença do Espírito Santo

A Bíblia é um livro vivo e as promessas que nela existem se cumprirá, os pactos de Jesus são verdadeiros, o Messias nos afirma que voltaria para o Pai, contudo não nos deixaria órfãos Jo 14. 16 -17. Ele nos enviou o Espírito Santo que está conosco antes da fundação do mundo e é  agente da criação assim como Deus pai e Deus filho Gn 1.2. Ele é Deus, é uma pessoa e possui características de um ser individual, retém pensamentos, tem uma opinião acerca das coisas e faz reflexões Rm 8. 26 - 27, também porta sentimentos Ele ama como Elohim, pode ser entristecido e magoado como uma pessoa Ef 4.30, o Conselheiro pode ser ofendido Mt 12.31, o Espírito de Deus apresenta vontade e escolhe a quem dar os dons espirituais I Co 12. 9 - 11, o Mestre fala conosco, assim como fez com Felipe At 8. 28 - 29, o Espírito da Verdade ouve da mesma maneira que ouviu o diálogo entre Ananias e Safira revelando tudo a Pedro At 5.3.


O Espírito de Fortaleza possui os mesmos atributos que El-Shaddai é Eterno, as escrituras afirmam que Ele sempre existiu Hb 9. 14, Onipresente está em todos os lugares Sl 139. 7-8, Onisciente possuí a sabedoria do Senhor I Co 2.10, Onipotente também como Adonai e vem com poder Lc 1.35, Rm 1.4. A santidade também é uma das características do Todo-Poderoso e está sobre o Espírito da Verdade que é distinto, impecável e invisível, devemos dar toda reverência, adoração, honra e louvor, Ele deve ser adorado, ensinado e morar em nossos corações. O Espírito de Poder deve ser valorizado e admirado como Deus, Ele é autor das escrituras II Pe 1. 20 – 21. A presença dEle é notada ao lado de Jesus Cristo desde a sua concepção Lc 1.35, no início de sua vida Mt 1:18, em sua infância Lc 2.40, no seu batismo Lc 3.21 - 22, na tentação Lc 4.1 e em seu ministério Lc 4. 18, Ele esteve presente na morte e na ressureição de Yeshua Rm 8. 11. É uma alegria imensa perceber a presença do Espírito de Deus constantemente com o Messias Is 11. 2, Mt 12.18. A atuação do Espírito de Santidade ao lado de Cristo é constante, portanto, aprendemos que sem a presença dEle não conseguiremos realizar projeto nenhum é Ele quem nos capacita e coloca a sua unção sobre nós, por isso precisamos


desesperadamente da sua comunhão. Se reconhecemos Jesus como o Filho de Deus temos o Espírito da Promessa, logo necessitamos buscá-lo e ser cheio dEle. O Consolador é relacionável, podemos ter comunhão, interação, conversar e andar com Ele. O Espírito de Justiça senti as nossas emoções, podemos falar com Ele, alegrá-lo e ouvi-lo, quando nos relacionamos de maneira intima com Ele conseguimos perceber a sua vontade. O Pai e o Filho estão conosco na figura do Espírito de amor quando Ele atua as pessoas são obedientes e féis a palavra de Deus, salvas, santificadas, unidas, capacitadas para obra, coerentes e racionais porque essa é a sua obra. Precisamos da sua plenitude, pois só com Ele conseguimos avançar, é Ele quem intercede por nós com gemidos inexprimíveis, quem traduz as nossas orações, enxuga do nosso rosto toda a lágrima, é o nosso fiel intercessor e conhece o nosso futuro. Somos santuário do Espírito Purificador I Jo 4.13, Ele nos convence do pecado, do juízo e da justiça, quando fala conosco a sua voz suave fica em nossa mente de forma marcante, o Conselheiro ameniza as nossas dores e tensões, nos consola nos momentos de dificuldade. Se não fosse o Espírito não haveria um salvo se quer, o Espírito Santo foi concedido a nós para nos dar poder  e fortalecer para vencermos o pecado. Ter  a plenitude do Espírito é ser cheio dEle e se somos cheios do Espírito, somos cheios de Deus. Se somos cheios do Bom Espírito exalamos amor, perdão e possuímos temor do pecado, se estamos cheios do Espírito Santo somos honestos, justo, guardamos os nossos olhos e coração. Logo que possamos prosseguir a carreira que nos está proposta caminhando na plenitude e comunhão com o amigo e intercessor o Espírito de Deus porque Ele é doador da vida, tem nos orientado e nos concede forças para vencermos o dia ruim, o Espírito do Senhor almeja se fazer presente em nossas vidas e se chamarmos Ele vêm ungido de poder e majestade porque é Deus Todo-Poderoso.

 

Comentarios


bottom of page