google-site-verification=AlGgplHlEwGIzCUG4Hr-hF6Aq7S75CZjD2J_rZrN2Zo
top of page

Como lidar com o sofrimento à luz das Escrituras?

Todos nós já passamos por sofrimento, ou estamos passando por momentos difíceis, mas como agir nesta situação? A bíblia fornece a resposta clara de como proceder no momento do deserto.

 

1.Confie em Deus.


A primeira coisa é: confie em Deus. “Confiai nele ó povo em todo o tempo, derramai perante Ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio” (Sl 62.8). Deve-se confiar em Deus em todo o tempo, inclusive nas aflições. Um exemplo de alguém que confiou no Senhor foi o rei Asa.  (II Cr 14.11,12; 16.12). Diante de uma Batalha contra um milhão de pessoas, Asa clamou ao Senhor e confiou inteiramente nele. No entanto, quando ficou doente confiou só nos médicos e não buscou o Socorro do Senhor. (II Cr 16.12)

 

2. Busque refúgio no Senhor.


Juntamente com a confiança no senhor, está a buscar refúgio em Deus. O salmista disse: “No dia da minha angústia, procuro o Senhor” (Sl 77.2). Um exemplo de alguém que buscou refúgio do Senhor foi Ana. Ela não podia ter filhos e a outra esposa do seu marido Elcana, chamada Penina a em Rita a irritava ficava zombando dela. Então, Ana buscou refúgio no Senhor e Deus ouviu seu clamou. O Senhor lhe deu um filho chamado Samuel e Ana o dedicou a Deus. (I Sm 1.1,2,5,6,10,11,19,20).

 

3. Analise sua vida.


Confiar em Deus e refugiar no Senhor são coisas importantes no sofrimento. No entanto, também é necessário avaliar a nossa vida. O seu sofrimento pode ser ocasionado por algum pecado no nosso coração. Um exemplo disso foi Davi. Ele foi uma pessoa segundo o coração de Deus, mas infelizmente cometeu pecado, e enquanto estava sem confessar, aquilo estava lhe trazendo sofrimento. “Enquanto calei os meus pecados envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos durante todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado” (Sl 32.3-5).

 

4. Aprenda com sofrimento.


Outra coisa muito importante, além de avaliar nossa vida em situações difíceis, é buscar aprender com o sofrimento. Em momentos de aflição, pode-se haver grandes aprendizagens. Um exemplo disso foi Jó. Após passar pelo sofrimento, conhecia a Deus mais de perto. “Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos te veem” (Jó 42.5). Eu passei muita fome na infância, e aprendi então, desde pequena a confiar no Senhor para suprir as necessidades. Quando não havia o que comer, já ficava aguardando a providência do Senhor.

 

5. Veja o sofrimento como uma oportunidade


O sofrimento traz aprendizagem, mas também pode trazer oportunidades. Paulo, o grande missionário algumas vezes foi preso. No entanto, ali na prisão aproveitava o tempo com aquelas pessoas para proclamar o evangelho. “Quero ainda, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm antes, contribuído para o progresso do evangelho; de maneira que a minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais.” (Fp 1.12-13). Paulo viu a prisão como uma oportunidade para servir a Deus. Quando fiquei gravemente doente e minha rotina passou a ser hospitais, também tive muitas oportunidades de falar de Cristo. Muito mais quando estava bem!

 

6. Sirva ao Senhor mesmo no sofrimento.


O sofrimento pode proporcionar oportunidades de servir a Deus. Paulo mesmo sendo apedrejado, continuou pregando o evangelho. “Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo... No dia seguinte, partiu, com Barnabé, para Derbe. E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos..” (At 14.19-21). No sofrimento, não foque só em si mesmo, mas busque fazer algo para o serviço do Senhor e/ou ajudar outras pessoas.

 

7. Ame uns aos outros, mesmo no sofrimento.


Quando se está sofrendo, mas não se foca em si mesmo, então pode-se demonstrar amor aos outros. É necessário amar uns aos outros em todo o tempo, até mesmo e quando se está no deserto. Um exemplo disso foi Paulo. Mesmo na prisão, ele se importava com os irmãos e escrevia cartas para encorajá-los. Ele amava os irmãos e não ficava focando no seu sofrimento. “Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no senhor Jesus eu amor para com todos os santos, não cesso de dar graça por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações” (Ef 1.15,16).

 

8. Alegrai-vos no Senhor mesmo no sofrimento.


Uma coisa bem difícil no sofrimento é demonstrar contentamento. No entanto, quando se coloca tudo aos pés do Senhor, tem-se a alegria do Senhor. Esta alegria permanece também no sofrimento. Isto foi o que aconteceu com Paulo e Silas. Mesmo na prisão, cantavam louvores a Deus. “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam” (At 16.25). Eles sabiam que é a provação traria perseverança, por isso estavam alegres. “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tg 1.2).


9. Perseverai no sofrimento.


Algumas pessoas no sofrimento, afastam-se de Deus e negam a fé. No entanto, não foi isso que aconteceu com Sadaque, Mesaque e Abede-Nego. Eles permaneceram fiéis a Deus e não se submeteram ordem de inclinar-se do diante da estátua. (Dn 3.1,4-6,12,15,16,20,23-26). Eles suportaram com perseverança a provação, e Deus os honrou. Eles foram lançados na fornalha ardente, mas Deus o livrou e o fogo não os queimou. Isso é o que Deus requer de nós perseverança no sofrimento. “Bem-aventurado, o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”. (Tg 1.12).

 

10. Glorificai a Deus no sofrimento.


Por último, e não menos importante, algo que se deve fazer no sofrimento é glorificar a Deus. “Mantendo exemplar o vosso procedimento do meio dos gentios, para que, naquilo que falo contra a voz outro como de malfeitores, observando vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (I Pe 2.12). O alvo da vida do cristão em todo momento é glorificar a Deus. Davi, mesmo nas perseguições glorificava a Deus com cânticos. Quando estava no deserto escreveu o Salmo 63. Quando fugia de Saul produziu Salmo 57 e 59.

 

Enfim, vimos 10 atitudes de como lidar com sofrimento à luz das Escrituras:

Confie em Deus; Busque refúgio no senhor; Avalie sua vida; Aprenda com o sofrimento; Veja o sofrimento como uma oportunidade; Sirva ao senhor mesmo no sofrimento; Ame uns aos outros, mesmo no sofrimento; Alegrai-vos no senhor, mesmo no sofrimento; Perseverai no sofrimento; Glorificai a Deus no sofrimento.

 

Rosangela da Silva Feitosa

WhatsApp: + 55 34 99812-0636

Banco do Brasil: Ag. 0015-9   C/C 87.125-7

Bradesco: Ag.264 CP: 1015333-6

_________________________________________

 

 

 

 

 

留言


Oferte:

O Jornal de Apoio é um ministério sem fins lucrativos. As ofertas e doações servem para os custos administrativos da missão na divulgação da obra missionária.

Compartilhe:

Ore e ajude a obra de missões divulgando as matérias do Jornal de Apoio. Compartilhe nas redes sociais e apoie os ministérios divulgados.

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

©2023 - Jornal de Apoio.

Fale Conosco:

Edição e Redação: (16) 99192-1440

jornaldeapoio.editor@gmail.com

bottom of page