DNA de Cristo
- Edição JA
- 7 de nov. de 2022
- 4 min de leitura
Discipulando No Amor

Família
Como se faz a divulgação?
Passei a entregar as mensagens e estudos diretamente pelo WhatsApp. Grande parte da divulgação dos materiais evangelísticos faço assim. Esse é um trabalho já consolidado pelo WhatsApp. É assim que conseguimos atingir um grande grupo de caminhoneiros, dando a chance de compartilhamentos e até aconselhamentos. Praticamente é trabalho repetitivo de postagem de 5 em 5 grupos, além dos colegas carreteiros, já que nos dispusemos a entregar de maneira “personalizada”, seja nas comunidades de transportadoras (hoje em torno de 28 grupos) ou pelos grupos DNA (hoje em número de 7).
De maneira resumida: Cria-se o arquivo e anexa-se aos grupos das transportadoras e dos DNA, sem passar pelo Youtube.
DNA MECs – Profissionais de Cristo
Após uma jornada como professor de ensino superior no SENAI, IF São Carlos, ETECs e ensino médio, também consegui formar um grupo de ex-colegas e ex-alunos que hoje são amigos e irmãos em Cristo. Também a esse grupo, integrei mecânicos, borracheiros e atendentes de postos por onde Deus permitiu viajar e evangelizar. Recentemente, estamos estudando a “Oração” numa linguagem figurativa e comparativa da Programação da Computação. Eu também tenho postado na Internet em um dos canais DNA. Você também poderá visitar em https://www.youtube.com/user/0Buias
Note bem: Esse canal está sendo reformado e a quantidade de inscritos ainda é pequena. Você poderá me ajudar a divulgar e aumentar “XXX” do algorítmico do Youtube inscrevendo-se no canal.
DNA – Salmos
Temos estudado doutrinas bíblicas, através do livro de Salmos, especificamente em Teologia Sistemática, matéria que fui professor na Faculdade Batista do ABC, antes do Senhor nos trazer para São Carlos. Infelizmente, eu acabei não gravando em vídeo esses estudos. Esse ainda é um sonho de fazer e divulgar pelo Youtube.
DNA “Truckers” e “GospelTruck”
Dois grupos do WhatsApp, especificamente para caminhoneiros.
Ao longo da construção do projeto, notei que não foi uma ideia plausível juntar caminhoneiros católicos e evangélicos no mesmo lugar. Era um caminhoneiro dizendo “Paz do Senhor” e outro caminhoneiro dizendo “Paz da Senhora”…
Depois de alguns conflitos no palavreado e por perder alguns caminhoneiros católicos, resolvi dividir o grupo em dois, a saber, “Truckers” para os católicos e “GospelTruck” para os evangélicos. Evidentemente, a abordagem também teve que se adequar. Para os “gospeltrucks”, estou utilizando material básico de evangelismo, como os 10 passos da Cruzada Estudantil, “Segue-me” e “Doutrinas” do IBR.
MAIS OUTRA DIFICULDADE: Evangélicos
Outra dificuldade que enfrentei em um dos grupos evangélicos foi em relação a doutrinas. Aliás, esse foi o motivo do surgimento do grupo de DNA – Salmos. Vários optaram em não querer estudar doutrinas.
Assim surgiu o DNA Crentes e DNA SOLASCRIPTA.
O DNA Crentes deixei para os evangélicos, assembleianos e os das Comunidades. Também alguns caminhoneiros optaram por ficar nesse grupo. Tem sido também uma benção. Dúvidas elementares ou “rudimentares” temos tido oportunidade de esclarecer.
SOLASCRIPTA – Um grupo mais para a linha protestante fundamentalista.
Projeto DNA para 23: Curso de Evangelismo pelas redes (grátis)
(Inicialmente pelo Whatsapp e Youtube pelo CANVA)
Público-alvo: Inicialmente para Caminhoneiros Cristãos e pessoas com dificuldades na área de redes.
(Comparo esse trabalho a uma “Distribuição de folhetos” – dos bons tempos do “Ar Livre”)
1ª aula Shorts: Introdução: Evangelizando o mundo pelo meu gabinete/escritório, ou boleia do caminhão.
Justificativa: A circulação de pessoas nas redes é assustadoramente gigantesca.
Seus arquivos poderão circular não só o Brasil, mas o mundo!
Duas Palavras chaves para a eternidade: “JESUS SALVA!”
Pretendo abordar isso no curso proposto!
Primeiramente, gostaria de lembrar que, cada plataforma de rede tem suas peculiaridades. Em particular, o WhatsApp é uma rede de compartilhamentos de informações em comunidades fechadas ou entre seus participantes, de maneira privada.de convites. Já no Youtube, ela não tem a característica de “comunidade” como no WhatsApp. O objetivo dele é a divulgação de vídeos e áudios, como no TikTok, sendo que no caso do Youtube podendo inclusive participar da receita, através da monetização do canal.
Uma vez relembrado esse conceito, a grande maioria dos caminhoneiros, entre outros, optou por trocar o antigo “PX”, pelo WhatsApp, através do uso do celular. A maior vantagem dessa troca foi pelo fato de ter o armazenamento de informações por tempo indeterminado, porém, devido a problemas de ‘falha de sinal’ nas operadoras de celular, nas regiões distantes, ainda é utilizado o “velho PX”, principalmente para pedidos de socorro/quebra de caminhão como, por exemplo, em fazendas entre outras.
Os “estradeiros”, que são caminhoneiros de longos trechos (normalmente acima de 800 km) são os mais afetados. Graneleiros e Adubeiros, apesar de viajarem trechos menores também são afetados.
Depois de pesquisas junto aos colegas do trecho, cheguei à conclusão que o Youtube não atenderia os ideais do projeto. Suspendi temporariamente o projeto em 2020, quando eu vinha postando estudos bíblicos.
Concentrei todos os esforços na Whatsapp, uma vez que já participava de cerca de 18 comunidades de transporte, recebendo diariamente cotações de frete.
Hoje, após um desafio num dos grupos, pela da liderança de uma igreja que pastorei, resolvi voltar recentemente ao Youtube, já que o Youtube abre um “leque” maior de entrega dos vídeos, obrigando sair da “Bolha” dos grupos do DNA para expandirmos a divulgação da Palavra.

Nas estradas…
Pastor Edson, de São Carlos
Entre em contato: (16) 99790-5567
Comments