top of page

Excelente obra

“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.” I Timóteo 3.1


Uma vez mais o Senhor da Seara escreveu um capítulo épico em favor da Igreja Batista Independente de Ribeirão Preto ao providenciar para o ministério pastoral da igreja, o irmão Tiago Iori da Silva. Em dias de impressionante escassez no tocante à vocação ministerial, o Senhor agraciou a IBIRP dando-lhe um servo que há anos já O servia de maneira comprometida, ao mesmo tempo em que desenvolvia em si a admirável aspiração à “excelente obra” enfatizada pelo Espírito do Senhor em Sua Palavra.


O irmão Tiago foi salvo em 1998. A dona Olinda, sua avó e sua professora na Escola Bíblica Dominical foi quem o conduziu à salvação em Jesus. Conforme o próprio Tiago afirma “naquele mesmo dia entreguei a minha vida ao senhorio de Jesus Cristo”. Em 2016 ele ingressou no Seminário Batista Ebenézer, ministério da Igreja Batista Independente de Ribeirão Preto, vindo a formar-se em 2019.


Enquanto servia ao Senhor na IBIRP, o irmão Tiago desenvolveu um relacionamento com a Amanda Rodrigues. O envolvimento de ambos com a obra do Senhor na IBIRP, os levou à compreensão de que o Senhor os separara um para o outro e que ambos compartilhavam de vocação ministerial. Sob esta indispensável convicção eles se casaram em 2022.


Desde quando o irmão Tiago era aluno do Seminário Batista Ebenézer, o Pr. Milton Nunes iniciou um treinamento ministerial com o irmão Tiago escalando-o para pregar em cultos na IBIRP e na congregação em Bonfim Paulista. Como parte deste treinamento o Tiago também serviu como instrumentista musical, professor da Escola Bíblica Dominical e líder do ministério dos jovens.


Consolidando o treinamento ministerial, o Pr. Milton e o Tiago se reuniram aos sábados para o estudo bíblico da Prática e Teologia Pastoral. No sábado anterior à sua examinação irmão Tiago reuniu-se com o pastor e os diáconos da IBIRP para ser sabatinado pelos diáconos. No mesmo momento a esposa dele, a irmã Amanda, reuniu-se para orientação e apoio com as irmãs Érica Barros, Raquel Ribeiro e Sharon Nunes, esposas de pastores que servem ao Senhor no ministério pastoral por décadas.


A Igreja Batista Independente convocou o Concílio de Examinadores para o dia 14/10 com o início marcado para as 13 horas. Os seguintes pastores integraram o Concílio de Examinação: Pr. Gilberto Marcos Motta Basílio, Tabernáculo Batista de Brodowski SP; Pr. Émerson Andrade, Igreja Batista Independente de Ribeirão Preto SP; Pr. Márcio Barroso dos Santos Trindade, Templo Batista Maranata Ribeirão Preto SP; Pr. Josélio Otávio Alves - Secretário, Igreja Batista Independente de Sertãozinho SP; Pr. Milton José Nunes, Igreja Batista Independente, Ribeirão Preto SP; Pr. Rômulo Weden Ribeiro, Templo Batista Maranata, Ribeirão Preto SP e Pr. Wagner de Barros - Moderador, Segunda Igreja Batista Independente de Ribeirão Preto SP.


Às 18h37, depois do Concílio de Examinação examinar o candidato Tiago extensivamente sobre Doutrinas Bíblicas, Teologia Contemporânea e Prática Pastoral, os pastores participantes aprovaram o irmão Tiago unanimemente e recomendaram que a Igreja Batista Independente de Ribeirão Preto procedesse à ordenação do irmão Tiago Iori da Silva para o ministério pastoral da Igreja anfitriã.


Às 19h30 a IBIRP alegrou-se imensamente com um número expressivo de irmãos de várias Igrejas Batistas presentes à solenidade de imposição de mãos e oração de cada pastor participante, bem como, uma palavra de exortação em particular para o Pr. Tiago. O Pr. Milton Nunes leu para os presentes e a seguir entregou ao Pr. Tiago Iori, a sua Certidão de Ordenação ao Ministério.


A mensagem bíblica edificante e ao mesmo tempo desafiadora do Pr. Émerson Andrade impactou os familiares, colegas de trabalho, entre outros, que como visitantes vieram homenagear o Pr. Tiago nesta solenidade inesquecível, porém, acima de tudo, provocou os seguidores do Senhor Jesus Cristo à prática das contundentes palavras do Mestre no Evangelho de Mateus a insistir, “rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara”. Amém!

Komentar


bottom of page