top of page

Filipe na estrada de Gaza

Pr. João Pedro Martins lidera a equipe pastoral da Igreja Batista Independente de Orlândia SP.

ATOS 8.26-40

O que podemos aprender através deste texto?

1 - Qual deve ser a minha disposição em obedecer a Deus quando os planos mudam?

2 - É possível deixar um chamado divino para depois, ou posso pensar na possibilidade de transferi-lo para outra pessoa?

3 - Uma boa pessoa (moralmente falando) tem menos urgência para ouvir o evangelho do que uma pessoa que consideramos má?

INTRODUÇÃO

CONTEXTUALIZAÇÃO:

- No contexto observamos os cristãos sendo dispersos pela região da Judéia e Samaria imediatamente após o apedrejamento de Estevão.

- A perseguição contra os seguidores de Jesus era ferrenha, mas a missão de pregação do evangelho era maior e o próprio Deus os guardava.

- Filipe, eleito como um dos colaboradores para servir às mesas no capítulo 6, tendo boa reputação, sendo cheio do Espírito Santo e de sabedoria é retratado também como um grande evangelista.

- Ele se levanta e vai até Samaria para pregar as boas novas de Jesus Cristo, a cidade enfrentava um contexto delicado e os próprios Samaritanos já tinham práticas idólatras bem complicadas.

- Não bastasse isso ainda havia um mágico chamado Simão que iludia os moradores de Samaria a ponto de dizerem que ele era o próprio poder de Deus, chamado o grande poder.

- Ainda assim, quando Filipe começa a falar sobre salvação na cidade muitas pessoas deram crédito a ele, sendo batizados e o seguindo de perto.

- O propósito de sua viagem estava sendo cumprido, o evangelho era pregado poderosamente e as pessoas estavam sendo transformadas.

_____________________

1 - Após ter pregado em Samaria o Espírito Santo leva Filipe para um outro lugar...

- Filipe estava obtendo sucesso em Samaria e ainda assim é chamado para ir a um lugar deserto, porém para uma missão grandiosa não revelada ainda no verso 26.

- Esse anjo vem remanejar a missão de Filipe, falando para ele sair de Samaria, passar por Jerusalém e ir até Gaza.

- Surpreendentemente, Filipe é remanejado de uma missão que teve muito sucesso em Samaria, com muitos convertidos PARA UMA ESTRADA DESERTA.

- Filipe poderia pensar – “Mas Senhor, olha quanta gente convertida, olha que sucesso, Simão ainda está na cidade, os apóstolos voltaram para Jerusalém e agora o Senhor está me mandando para uma estrada deserta?”

- ONDE FOI QUE EU ERREI? - Possivelmente é o que muitos de nós diríamos.

- Tiramos duas lições do versículo 26:

PRIMEIRA LIÇÃO:

- Não é só uma pessoa que sabe fazer a obra, Deus levanta outros para continuar um trabalho de sucesso. Ele não desampara o seu povo.

- Filipe poderia arranjar muitos argumentos para não sair de Samaria, e um deles seria a necessidade de permanecer, direcionar, discipular e amparar o povo daquela cidade.

SEGUNDA LIÇÃO:

- Temos que ter plena disposição em obedecer a Deus quando nossa missão é remanejada, assim como a prontidão de Filipe relatada no final do verso 26: “Ele se levantou e foi”

- Filipe simplesmente obedeceu e nós precisamos ter essa facilidade para obedecer.

- O Espírito fala conosco cotidianamente e precisamos ser sensíveis à sua voz, ao seu chamado.

FILIPE ENTENDIA QUE A VISÃO DE DEUS ERA MELHOR QUE A DELE E NÓS TAMBÉM PRECISAMOS COMPREENDER ISSO.

- No chamado divino não é raro termos que lidar com coisas incompreensíveis e misteriosas, que fogem da lógica humana.

O QUE IMPORTA NEM SEMPRE É COMPREENDER, MAS SIM OBEDECEDER.

FILIPE se levantou e foi.

VS 27 - Nos conta o texto, que um eunuco, alto oficial, alguém que cuidava dos tesouros da rainha da Etiópia, estava voltando de Jerusalém para a sua terra, tudo indica que ele era um prosélito do Judaísmo.

- O texto mostra que ele vinha lendo o profeta Isaias.

- Esse eunuco era alguém certamente muito importante, possivelmente tinha muitas regalias da sua “empresa”, se tinha alto cargo deve ter sido alguém muito realizado; além de tudo isso ele ainda era religioso (prosélito?), tinha ido a Jerusalém para adorar!

- Tudo indica que ele era uma boa pessoa, alguém completo que não precisa de mais “nada” na vida.

- O texto segue nos dizendo nos versos 28 e 29 que ele vinha pelo caminho lendo o profeta Isaías, e então o Espírito Santo manda Filipe se aproximar do carro.

- O que salta aos nossos olhos nesse texto é ver o quanto Filipe, alguém chamado para servir as mesas (missão nobre e específica), estava sendo poderosamente usado por Deus, indo além de suas funções originais, ele estava evangelizando, indo pelo caminho, obedecendo a voz do Senhor.

- Penso que nenhum de nós, se estivéssemos naquele contexto e fôssemos responsáveis por designar as tarefas evangelísticas escolheríamos Filipe para essa missão.

- Afinal, havia os apóstolos, visto, ainda, o sucesso da missão de Pedro e João no início da igreja, no mínimo diríamos que eles é que deveriam ter ido até essa estrada para evangelizar aquele eunuco que era aparentemente uma pessoa letrada e com bons conhecimentos; provavelmente diríamos também que esses apóstolos é que deveriam ter ido a Samaria no lugar de Filipe, afinal pareciam ter mais experiência e jeito.

- Cabe aqui antes de focarmos no eunuco, mais uma lição sobre Filipe, ele era uma pessoa improvável.

- Ainda que não fosse o mais ideal para essas missões visto a grande eficácia dos apóstolos, ele obedeceu a voz do Espírito e foi obediente em tudo.

- Repetidamente temos o hábito de nos sabotar quando Deus nos chama para fazer algo, seja simples como oferecer ajuda a um necessitado ou mais complexo como evangelizar um grupo de pessoas.

- Repetidamente pensamos que não somos capazes, o que devemos analisar é que na verdade nunca seríamos, mas o poder do Espirito nos capacita à todas as coisas que Ele nos chama.

- Se Deus te chamou para uma missão ELE VAI TE CAPACITAR.

- Não espere que outras pessoas façam por você, não tente passar o seu chamado para outra pessoa.

SE DEUS TE CHAMOU NÃO HÁ NINGUÉM MAIS IDEAL DO QUE VOCÊ PARA FAZER ISSO.

O chamado divino é para ser cumprido.

FILIPE CUMPRIU.

 

- Além disso é importante meditarmos nesses versículos e observarmos o que aquele Eunuco aparentava ser: uma boa pessoa, com boa profissão, completa e religiosa.

- Esse, humanamente falando, era mais um motivo para Filipe não sair de Samaria, onde em um contexto imediato era o cerne do seu ministério, um lugar onde muitos ouviram, creram e com isso foram transformados!

- Filipe poderia dizer: - “Mas Senhor, esse eunuco é um cara bom, gente fina, rico, lê a Bíblia, vai ao templo para te adorar, HÁ PESSOAS QUE PRECISAM DE CRISTO MAIS DO QUE ELE”.

- Nós por vezes somos seletivos com a pregação do evangelho, dizemos que se alguém é gente boa ele não tem a mesma urgência para ouvir o evangelho como um ladrão, um assassino ou qualquer coisa do tipo.

A REALIDADE BÍBLICA É QUE AMBOS SE MORREREM PADECERÃO NO INFERNO.

- As vezes não queremos incomodar pessoas de alta posição, as vezes achamos que elas não precisam de Cristo agora.

- TODOS PRECISAM DE CRISTO IGUALMENTE.

“Não basta a religiosidade, a boa intenção do coração, o interesse espiritual, a piedade e as boas obras, porque a ‘fé vem pelo ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus” (Rm 10.17).

- Filipe sabia disso, e encarou aquela missão.

 

CONCLUSÃO:

- Igualmente somos chamados por Deus para cumprirmos os seus propósitos sem reservas, sem sermos seletivos, mas sim confiando que ele é soberano, que sua visão é infinitamente mais ampla que a nossa e que ele sempre sabe exatamente onde devemos estar.

 

Confie em Deus e o mais ele fará!

 

 

 

Comments


bottom of page