top of page

Guardiã do Lar

“... boas donas de casa... para que a palavra de Deus não seja difamada”

Tito 2.5

 

O aprendiz de Paulo, Tito, morou na Ilha de Creta. Assim como Paulo, viveu em meio à cultura grega em que as pessoas eram insubordinadas e os cristãos desrespeitados. A Ilha de Creta era próspera, e a maioria de seus deuses tinha uma orientação sexual, além disso, o valor da mulher estava agregado ao seu corpo, com isso, elas usavam do poder de sedução para dominar os homens.

Diante de todo esse cenário, Paulo orienta Tito para que estabelecesse princípios, nos quais, os cristãos pudessem ser libertados do pecado pelo poder de Deus e a igreja fosse firmada naquele local. Na verdade, Paulo desejava que os cristãos de Creta educassem seus filhos com os ensinamentos corretos, que as mulheres mais velhas ensinassem as mais novas, que os jovens tivessem linguagem sadia, enfim, que os cristãos dessem bom testemunho.

 

Uma das orientações registradas em Tito 2.5, é que as mulheres fossem “donas de casa”, no grego “oikourous”. Essa palavra “oikourous” é usada apenas em Tito 2.5; portanto, na busca de discernir com precisão o seu significado, devemos olhar para a literatura grega da era do Novo Testamento. “Oikourous” é derivada de duas palavras gregas: A primeira, “oikos”, que pode ser traduzido por: uma casa; uma habitação; ou família, incluindo todos que moravam na casa, até mesmo os empregados. A segunda, “ouros”: guardião; observador ou responsável; aquele que tem a supervisão e responsabilidade por algo.

 

Podemos observar, que a palavra “Oikourous”, pode ser traduzida além de simplesmente “donas de casa”, a Bíblia King James Atualizada na versão em inglês traduziu do grego para o inglês por “keepers at home”, que traduzido para o português fica “guardiões em casa”. Um guardião é descrito na Bíblia como aquele que deve estar nos muros ou nas portas da cidade para proteger, é aquele que tem um olhar além, ou seja, aquele que olha o perigo vindo de longe.

 

A mulher deve exercer a função de guardiã do lar, sendo assim, deve guardar o lar das mãos do inimigo, deve promover uma atmosfera no lar com muito amor, dobrando os seus joelhos e pedindo a Deus que lhe transforme a sua vida; mude o seu coração; possa entender e seguir princípios eternos de Deus e que sinta o desejo de fazer do seu lar um exemplo a ser seguido.

 

Muitos lares que não têm rotina, acabam sendo desfeitos, mulheres sem responsabilidade que não cumprem seu papel, filhos sem orientação e disciplina desde pequenos causam transtornos, por isso, Deus capacita as mulheres com uma intuição feminina, para perceber as coisas ruins, e como guardiã do lar, é necessário, guardar o lar da desordem, suprindo a casa com a organização e rotina. Um lar organizado e com rotina, cria Paz. Hoje, ter ajuda doméstica é comum, mas, isso não quer dizer que a mulher vai deixar só por conta dessa pessoa, a guardiã do lar, toma decisões cruciais do que deve ser feito e organizado, como deve ser a rotina e horários no lar. Além, disso, a guardiã do lar deve desenvolver uma cultura de respeito, em Efésios é bem claro: “Mulher busque respeitar o seu marido”. O respeito ao marido é uma responsabilidade da mulher, não importa o comportamento do marido.

 

Também, deve ser ensinado aos filhos, a respeitarem os outros e até mesmo os bens materiais da casa. O lar que os filhos não foram ensinados o respeito, colhem bagunça, sujeira, moveis quebrado, gritaria, conflito e até ansiedade.

A “Guardiã do Lar”, não deve ostentar o que não tem condições de comprar, deve economizar, não comprar além do que precisa e deve evitar desperdício, assim, guardará e protegerá o lar das dívidas, dessa forma, também, guardar o lar com a paz, Jesus veio a este mundo e o anjo Gabriel anúncio “Paz na terra, aos homens de boa vontade”, paz para o lar, Jesus é a nossa paz. Deus confiou a mulher um lugar importante no seu lar, para ser a “Guardiã do seu Lar”. Como você vai apresentar diante de Deus essa joia preciosa que Ele confiou a você? O seu Lar? Assumindo a responsabilidade de ser “Guardiã do Lar”.

 

As mulheres foram chamadas para serem as guardiãs do Lar, e a partir do momento que obedecer à Palavra de Deus, honrará o lar, e o protegerá com uma atmosfera de repleta organização, rotina, amor, cuidado, carinho e respeito, será um lar cheio de testemunho em obediência a palavra de Deus refletindo luz aos outros lares.

 

 

Yorumlar


bottom of page