google-site-verification=AlGgplHlEwGIzCUG4Hr-hF6Aq7S75CZjD2J_rZrN2Zo
top of page

O que é a Matematica? O que é a Verdade?

Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum”.

(João 18.38)

 


O que é a verdade é uma pergunta que está no coração da Matemática. Ela é uma ciência obcecada pela verdade.

 

Através da Matemática podemos provar ou refutar ideias por meio de argumentos lógicos, e é impossível “lavar as mãos” diante da verdade. Ela não julga ou prova com base em sentimentos, medo de perder posições, dinheiro ou poder; ela chega aonde precisa chegar, e nada pode impedi-la. A matemática permanece leal à verdade, mesmo quando tudo pode parecer desconfortável.

 

Com a Matemática podemos usar princípios fundamentais existentes e encontrar um contraexemplo para “matar” uma ideia falsa. Os contraexemplos são perfeitos para nos impedirem de caminhar tanto, muitas das vezes, para nada. Eles podem solucionar conjecturas e quebrar ideias que podem ser apenas vaidades. 

 

A Matemática, por meio de modelos perfeitamente criados, pode ajudar a sociedade ao invés de distorcer verdades. Ela aponta sempre para algo real e imutável. Ela é bela, segue padrões, tem ordem e nos ajuda a encontrar a verdade através de demonstrações as quais olhamos e dizemos: “Que demonstração elegante!”. Um bom matemático sabe quando algo, neste mundo, é ordenado e elegante.

 

A Matemática é bela porque através dela podemos ver o quanto somos pequenos. Nela, quanto mais sabemos, mais percebemos que nada sabemos. Que Deus é o seu Criador e o único que não tem mais o que aprender. Somos apenas um ponto no infinito. 

 

Nesta linguagem universal podem revelar-se os traços da bondade de Deus em nossas vidas. Ela não faz acepções e não escolhe a quem amar. Qualquer pessoa, seja pobre ou rica, do conjunto A ou do conjunto B, pode chegar tão longe quanto desejar. Ela salva todos aqueles que escolhem caminhar pela boa ciência. Com ela podemos deixar de fazer classificações automáticas e idiotas, e ser pessoas mais prudentes. É como um número racional escolhido aleatoriamente, ninguém pode dizer necessariamente que ele é inteiro ou negativo. Sim, com a Matemática é possível aprender a amar mais o próximo.

 

Naquela época, quando Pilatos fez a pergunta “O que é a verdade?”, as pessoas não se contentaram apenas em matar a verdade; deleitaram-se em desprezá-la, humilhá-la, cuspir nela e vê-la sofrer a mais cruel das mortes.

 

Aquele dia é como os atuais onde o homem decidiu abandonar a verdade e polir seus pensamentos segundo aquilo que deseja ser. As consequências já se espalham por todas as dimensões da humanidade. O pensamento do homem de hoje precisa voltar a ser claro, lógico e estruturado. Essencialmente matemático: belo, bom e verdadeiro. Que também retornem a verdadeira cultura, a verdadeira arte, a verdadeira teologia e, firmada na verdade que permanece, a verdadeira vida. Que a vida, independente de quem seja, volte a ser mais importante do que ideias baseadas em sentimentos ou qualquer outra mentira que a mente possa construir.

 

Que crime há em pensar, dizer e viver a Verdade?

 

Manaus, AM, 31 de janeiro de 2026


Alessandro Monteiro

Professor

 

Alessandro é autor do livro:


 

 

R$ 44,90

Comentários


Oferte:

O Jornal de Apoio é um ministério sem fins lucrativos. As ofertas e doações servem para os custos administrativos da missão na divulgação da obra missionária.

Compartilhe:

Ore e ajude a obra de missões divulgando as matérias do Jornal de Apoio. Compartilhe nas redes sociais e apoie os ministérios divulgados.

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

©2023 - Jornal de Apoio.

Fale Conosco:

Edição e Redação: (16) 99192-1440

jornaldeapoio.editor@gmail.com

bottom of page