Esperança duradoura
- Sulamita Silva

- há 5 horas
- 4 min de leitura
A desesperança é um sentimento que atinge muitas pessoas do mundo atual. As crises econômicas, conflitos internos e externos, mudanças climáticas bruscas e inesperadas, desigualdades sociais crescentes, injustiças sociais, tem deixado muitas pessoas sem perspectiva de futuro.
Muitos jovens estão desanimados e sem motivação, com a sensação de impotência e falta de controle sobre a própria vida. Esses sentimentos têm levado muitos a comportamentos autodestrutivos.
No entanto, precisamos lembrar que a esperança é o oxigênio da vida. Se ela falta, perecemos. Se ela é adiada, adoecemos o coração. Porém, o anseio satisfeito é árvore de vida. A vida é feita de decisões. Não somos aquilo que falamos, mas o que fazemos.
Lemos em Provérbios 13.12 “A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida”. Este versículo sobre a esperança é descritivo, não prescritivo. Ele descreve o que acontece quando temos esperança - desejo acompanhado da expectativa por algo bom - e como reagimos quando essa esperança é frustrada ou realizada.
Se a nossa esperança é frustrada, sofremos. Nossos corações podem adoecer. Podemos experimentar dor física, assim como emocional. Nosso mundo pode desabar. Nossa fé na bondade de Deus pode fraquejar. Podemos ficar com centenas de perguntas sem respostas. Quando a nossa esperança é frustrada ficamos devastados.
Mas isso não significa que estávamos errados em ter esperança. Nosso desejo por algo bom, nossa esperança por cura, restauração ou provisão é algo bom e normal. Quando a nossa expectativa não se cumpre, precisamos nos permitir essas emoções e ser honestos com Deus sobre o que sentimos.
A esperança adiada entristece o coração. Talvez você venha deixando para depois aquela conversa que precisaria ter com seu cônjuge, com seus filhos, com seus pais, com seu colega de trabalho ou com seu pastor.
Talvez você venha fugindo da responsabilidade de tomar algumas decisões na sua vida. Não espere mais para falar, agir e se posicionar. Levante-se e seja forte. Ninguém pode assumir o seu lugar para tomar as decisões que só você pode tomar. Não adie mais. Não deixe para amanhã o que você precisa fazer hoje!
Nosso mundo pode mudar. Nossa fé na bondade de Deus pode ser fortalecida. Podemos finalmente ver as respostas para muitas das nossas perguntas. Talvez o que realmente esteja faltando seja um posicionamento seu. Quando a nossa esperança é frustrada podemos nos agarrar à esperança que temos em Cristo, a única esperança que nunca será perdida.
Em Hebreus 4.14-16 lemos que “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.”
Embora Jesus não tenha pecado, Ele é capaz de sentir empatia com nossas fraquezas porque Ele se tornou humano. Ao humilhar-se e tomar a nossa humanidade, Jesus tornou-se capaz de ser um sumo sacerdote a nosso favor. Ele nos representa, o intercessor que vai diante de Deus por nós. Ele se ofereceu como sacrifício por nossos pecados.
Hernandes Lopes escreve: “Por causa do Seu sacrifício, nós não temos nada a temer. Podemos nos aproximar de Deus com confiança, não importa o que tenhamos feito. O nosso Sumo Sacerdote não é apenas grande, mas também gracioso, compassivo e misericordioso. Embora não tenha nenhuma fraqueza, ele se compadece das nossas fraquezas. Ele conhece a nossa estrutura. Sabe da nossa fragilidade. Mesmo assim, não nos esmaga por causa das nossas fraquezas, mas delas se compadece. Nossos pecados são perdoados e nosso relacionamento com Deus está restaurado. Nosso sumo sacerdote vai adiante de nós, cheio de graça e misericórdia, porque Ele conhece nossas fraquezas”.
Quando nossos desejos são realizados, podemos nos alegrar e olhar para a maior realização da nossa esperança, que é a presença constante de Jesus em nossas vidas e sua volta gloriosa. Não desista! Aconteça o que acontecer, Deus ainda é o mesmo!!!!
Deus está assentado no trono do Universo, e nós podemos nos aproximar dele confiadamente, pois sabemos que ele estenderá em nossa direção o CETRO DA GRAÇA. Ao lado dele, está o nosso amado Salvador e Sumo Sacerdote que intercederá em nosso favor, dizendo: “Esse me pertence. Pode atendê-lo, Pai. Pode estender o cetro da graça, porque eu morri por ele, sofri por ele, eu o entendo e o conheço, e sei o que ele está passando, Pai. Conceda-lhe a graça que ele está pedindo”.
Você acredita nessas verdades? Elas são a base da nossa confiança!!! Estamos livres de condenação! Temos o favor e compaixão do Pai. Isso deve despertar em nós um desejo constante e crescente de SANTIDADE e profunda GRATIDÃO! Nada menos do que isso!
Somente essas verdades nos trarão uma ESPERANÇA DURADOURA a despeito das circunstâncias!!!
Por Sulamita Silva
BIBLIOGRAFIA
LOPES, Hernandes Dias. HEBREUS - A Superioridade de Cristo
LOPES, Hernandes Dias. PROVÉRBIOS







Comentários