top of page

Igreja Batista de Cachoeirinha, 80 anos em Manaus

Envolvendo todos os membros nos preparativos para a celebração, nos primeiros três dias do mês de dezembro deste ano de 2023, a Igreja Batista Cachoeirinha, em Manaus AM, comemorou seus 80 anos de fundação através da realização de uma abençoada conferência tendo como preletor o Pr. Randal Rychner que abordou o tema, “NADA EM VÃO”. A atual equipe pastoral da IBC é composta pelos pastores: Pr. Fernando Sousa, Carlos Souza, Sebastião Valente e Sergio Botileiro.



Entrelaçando a exposição da carta de Paulo aos Filipenses, com os fatos históricos da IBC, o preletor levou os irmãos á rememoração de fatos pontuais envolvendo vidas e famílias que, com suas histórias fizeram a história dos 80 anos da igreja. Randal é parte da família dos fundadores da IBC. Seu avô, Willard Stull chegou a Manaus solteiro e ali se casou com Grace Heidt, a quem conheceu às margens do Rio Amazonas. Na verdade, a família está indo para a quarta geração de missionários, começando com seu avô, passando por seu pai, ele próprio e agora seu filho está se preparando nos EUA para o campo missionário.

 

Randal e sua esposa Cynthia Rychner são missionários da ABWE (no Brasil ABEM - Associação dos Batistas para Evangelismo Mundial), trabalhando no Rio Grande do Sul. Plantaram uma igreja em Ivoti RS e agora estão trabalhando na plantação de outra igreja no município de Dois Irmãos RS. Eles também ajudam a desenvolver a liderança nacional através do Instituto Bíblico e do treinamento em aconselhamento bíblico.


Além das pregações, as conferências contaram com a participação do Pr. Daniel Stowell, missionário em Fortaleza CE, que é filho de um dos pastores da IBC dos anos 1960, Pr. Davi Vernon Stowell. Ele e outros três servos de Deus que também foram membros da igreja no passado, foram homenageados recebendo de presente um Bíblia comemorativa dos 80 anos: Pr. Sidnei, Pr. Ocinaldo e Pr. José Moraes. Da mesma forma, foram homenageadas as irmãs Eudália e Teresinha Batista. São viúvas e seus maridos serviram na IBC. Inclusive, o Pr. Israel, esposo da irmã Eudália teve o mais longo ministério na IBC, por 29 anos. No caso da irmã Teresinha Batista, viúva do diácono Fernando Batista, mesmo não sendo pastor, serviu a igreja por vários anos como moderador da igreja na falta de um pastor.

 

MINISTÉRIOS DA IBC


A Igreja Batista de Cachoeirinha trabalha através de vários ministérios e departamentos, todos com suas respectivas lideranças: Conselho de Missões, OANSE, Escola Bíblica Dominical (EBD), Ministério Infantil, Ministério de Louvor e Celebração, Ministério de som e mídia, Coral, Ornamentação, Ministério Diaconal, Ministério de Ação Social, Ministério de Sociabilidade, Comunicação, Adolescentes, jovens, mulheres, homens, casais, recreação e lazer, recepção, aconselhamento e discipulado, Evangelismo pelo esporte, capelania hospitalar, evangelismo especial com pessoas em situação de rua e, finalmente, parcerias institucionais.

 

 

A ORIGEM DA IBC

Na América do Norte, o jovem missionário Willard Stull Jr (1918-2012) da agência missionária Baptist Mid-Missions (BMM), compreendendo o seu propósito de testemunhar do amor de Deus até aos confins da Terra, foi enviado pela Igreja Batista West Endicott (Nova Iorque), para o Brasil. Em 1939, chegou à capital do Amazonas, Manaus, aonde, um ano depois, casou-se com a jovem Grace Heidt, a quem conheceu às margens do Rio Amazonas. O jovem casal logo se uniu aos demais missionários Arley e Herthel Ross, Charles e Martha Hocking, Lois Martenson e Dynes Mc Cullangh.

O Senhor Deus confiou ao primeiro casal a benção de poder iniciar um ponto de pregação, que não levou muito tempo para tornar-se uma congregação próspera, até que, oficialmente, em 1943, pudesse ser organizada a Igreja Batista de Cachoeirinha.


Willard e Grace serviram ao Senhor fielmente em Manaus e, após alguns anos, transferiram-se para outra agência missionária, a ABWE (Association of Baptists for World Evangelism), e trabalharam em Natal e Belo Horizonte, aonde Deus chamou sua serva para si, em 1979. Willard Stull Jr. continuou servindo ao Senhor em Novo Hamburgo RS até sua morte, em 4 julho de 2012, aos 93 anos.

 

A IBC é a primeira igreja batista regular fundada no Brasil, filiada à AIBREB (Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil) no dia 23 de maio de 1955, na primeira assembleia geral dessa Instituição. Desde então, tem se destacado na cooperação com o movimento batista regular, sediando, inclusive, a 4ª Assembleia Nacional (1961), a 9ª (1971), a 13ª (1979) e, no ano de 1993, teve o privilégio de sediar a 20ª edição desse evento.

 

No decorrer dos anos, o fruto desse ministério tem contribuído para a salvação de vidas, na edificação de famílias, na formação de líderes, missionários, pastores e obreiros dentre os quais alguns já terminaram sua lida nesse mundo como os irmãos Francisco Mendes dos Santos (aluno da primeira turma do SEBRAM), Pedro Mendonça, irmã Lili e Pedro Alves Brito. Além destes, Deus tem usado outros irmãos e irmãs membros da IBC que tem se dedicado fielmente para que o nome do Senhor seja conhecido e glorificado no Amazonas e em outros Estados do Brasil.

 

RELAÇÃO DOS PASTORES DA IBC


De 1943 a janeiro de 1952 missionário Pr. Willard Stull Jr.

De fevereiro de 1952 a 1955 missionário Pr. Albert Spieth.

De janeiro a outubro de 1956 Pr. José Henrique de Mendonça (Primeiro pastor brasileiro, formado no Seminário e Instituto Batista Bereiano de Natal RN).

De 1958 a abril de 1963 Pr. Otávio David de Figueiredo (Foi aluno da primeira turma do SEBRAM).

De outubro de 1963 a janeiro 1967 Pr. David Vernon Stowell, Missionário da Baptist Mid-Missions.

De fevereiro de 1967 a dezembro de 1974 Pr. Oséas Rodrigues da Silva.

De agosto de 1975 a 1977 Pr. Jaime Augusto Lima.

De 1978 a abril de 1984 Pr. Manoel Ribeiro de Moraes Filho.

De 29 de setembro de 1984 a julho de 2013 Pr. Israel Florêncio de Lima (pastor por 29 anos).

De agosto de 2020 a fevereiro de 2021 Pr. Sebastião Valente Alves e Pr. Sergio Antonio Botileiro dos Santos.

De 03 de agosto de 2013 a 04 de agosto de 2020 Pr. Wagner Lima Amaral

De 07 de fevereiro de 2021 até o presente Pr. Fernando Ferreira de Sousa

 

DIÁCONOS QUE SERVIRAM NA LIDERANÇA DA IBC

Saturnino Sales Novembro de 1956 a janeiro de 1958.

Fernando da Silva Batista Janeiro a agosto de 1975.

Raimundo Alves de Araújo 01 a 12 de janeiro de 1978.

Fernando da Silva Batista Abril a setembro de 1984.

João Luiz de França Neto Agosto de 2020 a fevereiro de 2021

 

PLANTANDO OUTRAS IGREJAS

Durante esses 80 anos, o Senhor permitiu à IBC abrir pontos de pregação, congregações e contribuir na formação e desenvolvimento de novas igrejas:

Igreja Batista Regular da Glória (Manaus AM)

Igreja Batista Regular de Petrópolis (Manaus AM)

Igreja Batista Regular Tessalônica (Manaus AM)

Igreja Batista Regular Maranata (Manaus AM)

Igreja Batista Regular Luz Brilhante (Manaus AM)

Igreja Batista Regular Da Cidade Nova (Manaus AM)

Igreja Batista Regular Betesda (Manaus AM)

Igreja Batista Regular Siloé (Manaus AM)

Igreja Batista Regular Colônia Antônio Aleixo (Manaus AM)

Igreja Batista Regular Fonte De Luz (Manaus AM)

Igreja Batista Regular Jerusalém (Manaus AM)

Igreja Batista Regular Em Tabatinga (Tabatinga AM)

Igreja Batista Regular Do Araçá (Paraná do Araçá, Careiro AM)

Igreja Batista Regular Boas Novas (Lago do Timbó, Careiro AM)

Congregação Batista Regular Esperança (Tonantins AM).

Congregação Batista Regular Eliel (Manaus AM)

Congregação Batista Regular da Bíblia (Paraná do Curarizinho, Careiro da Várzea AM)

Igreja Batista Regular Ebenézer (Careiro AM)

 

PREPARO DE OBREIROS

Além dessas igrejas, nasceu da IBC o Instituto Bíblico de Cachoeirinha em maio de 1944, que deu origem ao Seminário Batista do Amazonas, em 07 de março de 1949, fundado pelos missionários Willard Stull e Albert Spieth, transferindo-se em 1955 para a sua sede própria (Rua Paraíba, 300 Bairro Adrianópolis), sendo hoje o Seminário Batista Regular da Amazônia (SEBRAM).

 

VÍDEO COM FOTOS HISTÓRICAS DA IBC

 

 

 

Comments


bottom of page