top of page

Oração: a Solução ou a Gratidão por já ser a Resposta

Uma coisa estou aprendendo depois de frequentar algumas igrejas e hoje ser alguém que falha, falha e falha, mas que tenta ser um seguidor de Cristo. A oração tem Poder. A oração chega onde não podemos chegar de uma forma física. A oração nos muda para mudarmos alguma coisa. A oração rompe qualquer barreira que possa existir. A oração é o momento onde entendemos a vontade de Deus e a deixamos fluir através de nós. E orar é pedir uma solução, mas também é o momento de agradecer por já ser a resposta.

Nunca devemos dizer: Vou orar por você, se a resposta já está no seu bolso ou em algo que você possa fazer. Não diga ao seu próximo: “Volte amanhã, e eu lhe darei algo“, se pode ajudá-lo hoje (Provérbios 3.28).

Um dia eu precisei de um par de óculos e não tínhamos como comprar, uma vez que o nosso foco diário era conseguir pelo menos o pão de cada dia. Foi quando a minha necessidade chegou até um amigo chamado Alex, e ele não pensou duas vezes em dizer: Eu compro para você. Ele não era rico. Ele não tinha dinheiro sobrando. Ele era a resposta.

Orar é pedir uma solução, mas também é o momento de gratidão por já ser a resposta.

Sou imensamente grato por uma irmã que não lembro o nome, mas que encontrou minha mãe quando ela ficou três dias desaparecida, a levou para dentro de sua casa, sem conhecê-la e sem ter medo de qualquer outra coisa, deu a ela roupas novas, comida e a devolveu com vida. Não há palavras para agradecer à irmã Gracimar, que tirou a minha mãe do centro psiquiátrico e a levou para dentro de sua casa e cuidou dela por meses, sem ter qualquer grau de parentesco e também sem pedir nada em troca. Aqui também a minha gratidão à irmã Geovana, que não pensou duas vezes em tirar uma boa quantia do bolso para pagar uma consulta e comprar remédios caros para minha mãe. O nosso próximo são todas as pessoas que Deus colocar em nosso caminho. E o tempo de ajudar é agora!

A oração é o momento onde entendemos a vontade de Deus e a deixamos fluir através de nós.

Ao Pr. Leopole e à irmã Eziane que se doaram por um dia para nos ajudar e, no final do dia, poderem nos dizer: A tua mãe está liberta! Glória a Deus! Aleluia!

A oração tem Poder. A oração rompe qualquer barreira que possa existir.

Ao meu tio Juca. O homem que me deu 50 reais em 2004 para fazer inscrição no vestibular da UFAM. Um valor que não tínhamos e que hoje não tenho como mensurar o quanto rendeu. Não que eu tenha dinheiro ou seja rico, pois não almejo e nunca almejei isso, mas que segue aplicado na vida de muitas pessoas que Deus coloca na minha vida.

A oração nos muda para mudarmos alguma coisa. Orar é pedir uma solução, mas também é o momento de agradecer por já ser a resposta.

Um dia um amigo me ligou pedindo oração pelo filho que acabava de entrar na UTI em estado grave. E no dia seguinte me ligou dizendo que ele acabava de sair da UTI, pois sua saúde inexplicavelmente havia melhorado.

A oração tem Poder e chega onde não podemos chegar de uma forma física.

Um dia durante a pandemia estávamos em outro estado tentando voltar para casa, mas a passagem estava quase dois mil reais por pessoa. O que para mim, minha esposa e filha, era um valor que no momento não podíamos pagar. Eu depositei tudo em amigos tentando conseguir milhas ou em alguma coisa que pudessem fazer por nós. Em último recurso tentei passar cartões que foram rejeitados seguidamente por vários dias. Tentei resolver por conta própria até o momento onde fiquei chateado com Deus. Mas, ele não ficou chateado comigo, respondeu as nossas orações, e ainda baixou as passagens para menos de 200 reais. Em todo o ano, não havia passagens mais baratas para o mesmo destino e a porta se fechou logo depois que as compramos.

Deus é misericordioso. Nos dá além do que merecemos, e a oração rompe qualquer barreira que possa existir.

Gratidão por minha família e por tantas pessoas que em algum momento foram respostas de orações para mim. Gratidão por minha cirurgia nos olhos mal feita e que foi restabelecida. Gratidão por tudo proporcionado a mim, minha esposa e filha. É tudo grandioso, são muitos detalhes e incontáveis milagres, mas tudo é exatamente do tamanho de Deus, pois tudo vem Dele.

Em algum momento somos todos iguais. Cada um tem suas dificuldades e ninguém é melhor que ninguém, mas ainda estamos indo para Casa e até lá teremos muitas respostas por termos sido a resposta.

Perdão Senhor, por minhas incontáveis falhas. E, hoje, principalmente pelo texto, que escrevo todo imperfeito, pois conheceremos os verdadeiros detalhes, os teus detalhes, somente no céu. Aqui vai mais uma oração, uma forma de expressar a minha gratidão, mal feita. Peço que continues tendo misericórdia de mim para que possas me usar sempre que desejar. Por todas as orações que faço a ti, por todos que oram pela minha vida, e todos que tu trazes até mim, faça da minha vida uma resposta.

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus” (Romanos 8.26-27).

Comentários


bottom of page