top of page

Para que estou na terra?

Esta é uma pergunta feita por todas as pessoas (ou pela maioria delas) em algum momento da vida. Aqueles que não nasceram de novo pela fé em Cristo Jesus poderão ter mais dificuldade para responder, mas nós, que tivemos um encontro pessoal com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que um dia, pela fé decidimos entregar nossas vidas e corações a Ele, precisamos ter essa resposta na ponta da língua para esta pergunta. Rick Warren[i] ao escrever o Livro Uma Vida com Propósitos: você não está aqui por acaso, pretende nos conduzir nesta reflexão. Convido você a fazer esta (re)leitura comigo. Li este livro há muito tempo atrás, no início da minha jornada cristã e nos últimos meses ele voltou às minhas mãos e me (re)lembrou que não estamos nesta terra por acaso. Que Deus não nos criou, nos colocou neste mundo e “esqueceu” de nós aqui, ou simplesmente nos entregou “ao acaso”.


De acordo com o autor, em Cristo entendemos quem somos e porque vivemos. E muito antes de “descobrirmos” quem somos e porque vivemos, Deus já pensava em nós e tinha planos para nossa vida que ainda nem existia. Deus executa um propósito geral em tudo e em todos. Entender o propósito de Deus para nossas vidas nos ajudará a reduzir nossas ansiedades de cada dia, ansiedade pelo hoje e pelo amanhã, nos permitirá olhar para a vida de forma mais simples e nos capacitará a viver com a percepção correta da eternidade.


NÓS NÃO SOMOS UM ACIDENTE


Eu, o SENHOR, sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu (Isaias 44.2.a). Rick Warren utiliza de uma célebre frase de Albert Einstein que afirma “Deus não joga dados” para defender que não nascemos por acaso Especialmente aquelas pessoas que sabem que não foram planejadas ou desejadas pelos pais, aquelas que muitas vezes foram geradas como fruto de violência, tendem a acreditar que seu nascimento foi um erro, um infortúnio. Mesmo em casos assim, essa vida foi planejada por Deus. O autor defende que antes de sermos concebidos pelos nossos pais, fomos concebidos na mente de Deus. Nossa existência não é sorte, acaso ou coincidência. O Salmo 138:8. A, afirma: O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Ora, Deus tem um propósito com cada um de nós. Ele nos planejou nos mínimos detalhes: nosso biotipo foi planejado por Deus, a cor da nossa pele, nosso cabelo, a cor dos nossos olhos e todas as demais características, além de definir nossos talentos e nossa personalidade, que é única. É isso que o Salmos 139:15 nos afirma. Mas Deus não só decidiu sobre o nosso nascimento, mas também já tem definido nosso tempo de vida. Nossos dias foram todos planejados por Ele, desde nossa concepção até a nossa morte (salmos 139:16). O lugar onde nascemos, crescemos e vivemos também faz parte dos planos de Deus para nós. Tudo em nossa vida tem um propósito, mesmo que você não acredite nesta verdade. Deus não comete erros, nem faz algo acidentalmente. Ele tem propósito em todas as coisas. A Bíblia nos afirma que Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. (Efésios 1.4). Deus já pensava e já tinha planos para nós antes de criar o mundo. Deus criou o mundo com perfeição e planejou seus mínimos detalhes a fim de garantir nossa existência nesta terra. O Profeta Isaias também afirma que Deus criou a terra para ser habitada (Isaias 45:18). Ele criou a terra para ser habitada e nós fazemos parte de seus planos. Agora, o mais surpreendente é que Deus nos criou, a você e a mim, por que nos ama! Amor é a essência do caráter de Deus. Ele não precisava criar a mim e a você. Ele não estava só, quando Ele criou o primeiro homem, Ele disse, façamos o homem a nossa imagem e semelhança (Genesis 1:26-28). Ele estava acompanhado, a Trindade já se revelava, mas Ele nos criou para expressar seu amor por nós (Isaias 46.3-4). Se Deus no existisse, seriamos todos um grande acidente. A vida não teria nenhum significado ou propósito. Deus nos criou e nossa vida tem propósito e significado para Ele, mas nós só vamos entender isso quando tomarmos Deus como ponto de referência de nossa vida. Só conseguiremos entender quem somos, quando entendermos quem Deus é, e o que Ele faz por nós.


Vamos Refletir?


Não sou um acidente (memorize Isaias 44.2)


Fui criado(a) por Deus de forma singular. Que áreas da minha personalidade, formação e aparência física tenho tido dificuldade para aceitar?


_________________________________________________

Autora: Maria Geniana de Almeida Ribeiro Reder.

Membro da Igreja Batista em Jardim Paulista – Guarulhos SP.

Casada – mãe de dois filhos – professora aposentada.

Contato: e-mail: primeiroped@gmail.com


[i] Uma Vida com Propósitos | Rick Warren – Editora Vida






Comments


bottom of page