top of page

Pr. Richard Buck terminou a carreira

29/10/1935 – 12/02/2022




Richard James Buck, que ficou, carinhosamente conhecido pelos brasileiros como Pr. Ricardo, chegou ao Brasil, juntamente com sua esposa, Mavis Ann como missionário da missão ABWE, no dia três de abril de 1968.

Terceiro filho de um casal de imigrantes romenos, Richard nasceu em Detroit, nos Estados Unidos em 29 de outubro de1935. Desde à infância frequentava uma Igreja Batista romena e, aos 13 anos de idade se converteu ao Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Formou-se em jornalismo na Universidade Wayne State, profissão na qual trabalhou até sentir o chamado para ir ao seminário. Conheceu a jovem Mavis Ann na mesma igreja que frequentava e, se casaram no dia seis de agosto de 1966, ela com 22 anos e ele com 31. Formados no seminário, decidiram seguir o chamado do Senhor, vindo como missionários para o Brasil, depois de levantarem sustento.

Na viagem para o campo missionários, viajaram de Los Angeles, Califórnia até o Brasil em um navio japonês, chegando Natal RN. Assim que chegou, recebeu a notícia do seu pai que ficara nos EUA. De Natal foram para Minas Gerais ao encontro dos missionários Pr. Willard e Grace Stull, sem saber português e se virando com um dicionário na mão.

De maio de 1968 até 1969 o casal foi para São Paulo, capital a fim de estudar português. Em junho de 1969, sob a tutoria de Bud e Doris Williams, chegaram a Salvador, onde ajudaram a fundar a Igreja batista do Acupe de Brotas.

Em 1970, nasceu a primeira filha do casal, Ester Joy Buck e, logo em seguida, deram início à plantação de mais uma igreja, no Centro Industrial de Aratu, CIA, em Simões Filho, onde permaneceram até 1974.

Em abril do mesmo ano, foram para Belo Horizonte para substituir o missionário Pr. Willard e Grace Stull, durante uma emergência médica. Em 1975 retornaram para o CIA. Naquele mesmo ano, Pr. Ricardo cooperou no crescimento do ministério “Leon Smalls” em Esplanada BA.

Paralelamente a isso, em abril de 1975, deu início, às terças feiras a noite, com um grupo de estudos para sete pessoas em seu apartamento, trabalho esse que daria origem ao IBRP, mais tarde em uma sala do Colégio Serra Vale, local em que os Bucks serviram juntamente com o Pr Franklin. Ainda neste trabalho, em 1977 nasceu a segunda filha, Deborah Lynn.

Em 1992, juntamente com o Pr. Timothy e Joana Hoganson, da mesma missão, plantaram a Igreja Batista de Stella Maris, ao mesmo tempo em que apoiavam o trabalho em Belo Horizonte MG. Posteriormente, juntamente com o casal Hoganson, sondando o local para fundar uma nova igreja em Salvador, chegaram ao Vales dos Lagos e, em 1999 iniciaram os trabalhos na quadra de esporte de um colégio particular, até adquirirem um bar onde construíram a Igreja Batista Esperança.

Desde o início do seminário SBRB, no ano 2000, o casal Buck foram grandes apoiadores. Pr Ricardo sempre fez parte do conselho e os dois, Pr Ricardo e a irmã Mavis, foram professores.

Ao longo do seu frutífero ministério, o pastor Ricardo também trabalhou em Luiz Eduardo Magalhães BA, na Igreja Batista Emanuel, substituindo o pastor Estevão e sempre estimulando os irmãos e parceiros ministeriais a serem servos fiéis e perseverantes no caminho do Senhor.

Com a chegada da idade e as dificuldades naturais, Pastor Ricardo retornou para a igreja do Cia, pastoreando-a por longos anos. Aos 82 anos de idade, em 2017, recebeu o convite da Igreja da Pituba para fundar o English Club, onde ministrava a EBD em inglês, e cuidava dos irmãos com o ministério de mandar pãezinhos para o lar.

Aos 87 anos de idade, dos quais 56 de serviço aqui no Brasil, Pastor Ricardo foi chamado para o encontro do Seu Criador e Salvador, deixando com muitas saudades, mas também com muita gratidão, seus familiares, esposa, filhas, netos, e uma imensidão de filhos na fé.

Este servo, com certeza, combateu o bom combate, terminou a corrida e guardou a fé, podendo ouvir do Senhor: “Vinde, bendito de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. (Mt 25.34).

Livro: Rememorando a nossa história: Raízes históricas dos batistas regulares na Bahia Autores: Pr. Evaldo Moraes e Pr. Richard Buck Publicado pela: Imprensa Bíblico-Maranata – IBM em Feira de Santana Rua Antenor Moreira de Pinho, 880 – Jardim das Acácias, CEP 44010-000. Feira de Santana BA

Comments


bottom of page