top of page

Sozinho? Nunca!



Pr. Alfredo Celso Ferreira

Igreja Batista em Rio Bonito.

Rua Cassiano dos Santos, 166

Jd. Clipper - Rio Bonito - São Paulo SP

Pastor Jubilado pela igreja Batista em Rio Bonito, após 40 anos no ministério da mesma.

 




Textos:

Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros

(Jo 14.18)

Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.

(Mt 28.20)

 

INTRODUÇÃO

 

Um dos grandes problemas que as pessoas tem enfrentado nos dias atuais, e que agravou-se no período da pandemia é a solidão.  Mesmo em cidade tão populosa como São Paulo e outros centros urbanos, a solidão tem dominado e massacrado o coração de muitos.

Podemos alistar algumas causas como: Ativismo, excesso de atividades; Avanço da tecnologia, como o uso descuidado e descontrolado da Internet, nas redes sociais; Egoísmo refletido no olhar constante para si mesmo, esquecendo-nos dos outros. 


ILUSTRAÇÃO:

Quero contar uma experiência vivida há anos atrás quando fazia algumas matérias do Mestrado no então Seminário Batista Regular de São Paulo, na Av. Ipiranga. Centro, que atualmente é a Faculdade Batista Logos no Jabaquara.   


Eu havia passado o dia inteiro estudando e lendo livros, estava exausto. Ao retornar para casa peguei o metrô na Praça da Sé, sentido sul - (Jabaquara). No percurso acabei dormindo de tão cansado. Quando me dei conta estava na estação Vila Mariana, só que no sentido de retorno ao centro novamente. (Não houve uma pessoa sequer que ao menos tocasse no meu ombro para me avisar que havia chegado no ponto final de Jabaquara).


Infelizmente este tipo de atitude pode ser refletido dentro de nossas próprias igrejas. A solidão gera uma tristeza muito grande no coração das pessoas.


Você tem sido uma vítima da solidão?

Quero lembrá-lo que há uma pessoa que se interessa muito por você. Está sempre contigo. Você pode se esquecer dela, mas ela não se esquece de você: JESUS!

Ele disse: “Não vos deixarei órfãos”.  “Eis que estou convosco todos os dias”.

Em todos os momentos: na alegria, na tristeza, nos momentos de dor, sofrimento, no trabalho, em casa, na viagem.  Não somente está conosco, mas está em nós pelo Espírito Santo que habita nos salvos.

Nos capítulos de João 14.15-16 encontramos a promessa que Jesus fez aos seus discípulos.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, afim de que esteja para SEMPRE CONVOSCO. O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o recebe, nem o conhece; vós o conheceis porque ele habita convosco e estará em vós”.

Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros

Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai e vós em mim, e eu em vós

Pensando no fato que não estamos sós, consideremos a atuação do Espírito Santo.

 

1-   O ESPÍRITO SANTO AGE PARA REGENERAR PECADORES.

João 16:8; Tito 3:5

Ele convence o pecador do pecado, da justiça de Deus e do Juízo vindouro. Ele regenera o pecador, conduzindo-o ao arrependimento dos pecados e à fé em Jesus Cristo como único Senhor e salvador que veio ao mundo pagar com sua morte na cruz, os nossos pecados. Foi pelo poder do Espírito que Jesus Ressuscitou, vencendo a morte e nos dando garantia de vida eterna.

Quando obedecemos a ordem de pregar o evangelho, podemos levar à mente do ouvinte incrédulo a mensagem de salvação, mas quem a leva ao coração é o Espírito Santo.  Outro fato importante é que podemos falar com ousadia e coragem, pois temos a certeza que o Espírito Santo irá agir conforme sua soberana vontade através de nosso testemunho.

  

2-   O ESPÍRITO SANTO AGE PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DOS SALVOS.

 

Nos capítulos de João que foram citados constatamos o agir do Espírito Santo em nossas vidas.

 

a.   Consola - João 15.26- Todos nós passamos por momentos de dor e tristeza.  A morte de um parente ou uma pessoa querida, a notícia de uma doença incurável, a perda de um bem, a perda do emprego, etc. Você pode contar com a intervenção do Espírito Santo para trazer o consolo que tanto você precisa. Refugie-se em Cristo. Ele não irá decepcioná-lo.

 

b.   Guia à verdade. João 16.23 Certamente os apóstolos receberam a ação do Espírito Santo para nos entregar a Palavra de Deus. Fê-los lembrar das afirmações e das palavra de Jesus que nos foram dadas através dos evangelhos e das epístolas.  Podemos confiar plenamente nas Escrituras. Porque foram inspiradas por Deus pela ação do Espírito Santo.

 

c.   Ilumina a Palavra. Ef 5.14 - Mais do que qualquer tempo, hoje precisamos da iluminação da Palavra para a verdadeira compreensão dos ensinos das Escrituras. Digo isto porque as heresias têm aumentado assustadoramente. Vemos desvios sérios entre os grupos que se dizem evangélicos. Devemos agir como os bereanos que examinavam as Escrituras todos os dias após ouvirem as pregações do apóstolo Paulo. (Atos 17.10-12). Cada crente deve ser estudioso das escrituras.

 

d.   Dá forças e sabedoria para Testemunhar de Cristo. João 15.26,27 - Atos 1.8- Muitas vezes Deus nos coloca em situações de fragilidade, como num leito de hospital, ou em muitas outras situações de vulnerabilidade, mas é nesta hora que podemos e devemos testemunhar, porque ele não depende de nossas forças. O poder é dele. I Coríntios 12.7-10. Deus fez isto com o apóstolo Paulo, porque não faria com você.

 

e.   Ensina.  João 14.26- Todo aquele que deseja verdadeiramente fazer a vontade de Deus será ensinado pelo Senhor.

 

f.     Glorifica a Cristo. João 16.14 - O motivo porque devemos andar no Espírito é porque somente através dele podemos glorificar a Cristo com nossos pensamentos, palavras e atitudes. I Coríntios 10.31 “Portanto, quer comais ou bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” Isto só é possível se estivermos andando no Espírito.


Diante destas verdade, podemos fazer algumas reflexões.

Você tem andado triste nestes dias?

A depressão tem dominado os teus sentimentos?

Perdeu a alegria de viver? 

Sente que tua vida não tem propósito ou sentido?


Quero lembra-los de que Deus tem um plano para você. Ele quer realizar maravilhas através da tua vida como fez com tantas pessoas do passado bíblico e contemporâneo.


Há sentido para a vida. Você não se encontra onde está sem motivo. Deus o colocou aí. Ele quer fazer de você um instrumento de bênçãos. Portanto precisa lembrar que você não está sozinho.  Jesus está contigo. Isto é real.  Se apegue a Jesus.


Mediante a presença de Cristo e a ação do Espírito Santo, podemos vencer a solidão e desfrutar do seu maravilhoso fruto. Gálatas 5.22-23. Pelo poder do Espírito Santo podemos servi-lo com os maravilhosos dons que nos concede, (I Co 12.13-14), com alegria em nossos corações.  Não há motivo para tristezas, melancolias, decepções, apatia.

O Senhor está conosco e está em nós.

 

 

 

 

1 comentário

1 comentario


Invitado
16 abr

Amém 🙏

Me gusta
bottom of page