top of page

Um Convite Desafiador

Sede santo porque Eu Sou Santo” 1 Pe 1.16. Deus é santo, está essência é manifestada no seu caráter, absolutamente separado de qualquer aparência do mal. Essa característica é de uma profunda aversão à perversidade e deve nos inspirar a persistirmos em nosso processo diário de santificação, afastando-nos da impureza e pecado. Elohim é moralmente perfeito, totalmente puro, abomina o pecado e exige pureza dos Seus filhos Ez 39.7. O Todo-Poderoso é impecável, separado e distinto de tudo e de todos, nada se compara a Deus, Ele é único. Adonai está acima da criação, incomparável, insubstituível, incansável, invulgar, inigualável. Nele não há falha, nem equívoco, não erra, não há mancha, não há imperfeição. O Senhor dos Exércitos é absoluto, o seu nome é poderoso e se reporta a Ele Sl 111.9. Jesus quando nos ensina orar convida-nos a zelar pelo Seu nome e pela sua santidade Mt 6.9, por isso somos orientados a não tomar o nome dEle em vão Ex 20.7. O nome de Yahweh é santo e não deve ser pronunciado de forma imprópria, ele é ligado à sua pessoa, devemos ter reverência ao falarmos e nos pronunciarmos diante do grande Eu Sou Ec 5.2.


No livro de Isaías 6.3 é notável como os anjos enfatizam a santidade de Deus o chamando três vezes Santo afirmando que Yahweh é intensamente possuído de santidade, completamente, absolutamente Santo ao ponto dos umbrais da porta se moverem e a casa se encher de fumaça.


Mesmo com toda grandeza e todos os atributos que são inerentes a Ele, o Eterno nos olha com piedade e misericórdia e se importa conosco, cuida de nós na nossa individualidade. Convida-nos a ser santo, grande desafio diante da sociedade na qual estamos inseridos, contudo totalmente possível se tivermos um relacionamento íntimo com o Eterno, se de fato conhecermos o Deus descrito nas escrituras sagradas que conhece a nossa falibilidade e limitação humana; se nós nos conscientizarmos da Sua santidade através do estudo da palavra, que temor e tremor preencherá o nosso ser diante do Deus Todo-Poderoso, notaremos a nossa total limitação e correremos para o evangelho da graça clamando por misericórdia e perdão, o sacrifício de Cristo Jesus tem total significado porque só através dele conseguiremos viver em santidade, que possamos desejar constantemente imitar a Cristo em tudo, inclusive sendo santos como Ele. Ser santo é ser separado para a adoração do Deus de Israel, assim como Cristo em Sua vida e caráter é exemplo supremo da santidade divina.


Todas as vezes que entrarmos na presença do Pai (orando, jejuando ou indo ao culto) ou mencionarmos o Seu nome tenhamos em mente que Ele é Santo e Puro de tal maneira que entregou o seu filho em uma cruz para que fôssemos purificados de todo pecado e transgressão. A santidade de Deus é tão intensa que demandou descarregar toda ira sobre o unigênito para que fôssemos salvos e hoje tivéssemos total acesso ao Rei dos reis. A nossa conduta como servos do Altíssimo reflete o Seu nome santo que possamos nos santificar na verdade que é a palavra de Deus com auxílio do Espírito Santo Jo 17.17, o sacrifício de Jesus na cruz do calvário nos concede santificação, purificação e redenção 1 Co 1.30, portanto nos purifiquemos para que nos tornemos vaso de honra, santificado e idôneo para uso de Adonai 2 Tm 2.21.


Em síntese o costume da família, a ética, a posição social, a condição financeira, a formação acadêmica ou qualquer outra circunstância humana não podem nos proporcionar o verdadeiro conhecimento de Deus ou nos tornar santos, podemos viver esse processo de santificação mediante um relacionamento íntimo e próximo de Jesus. A santidade nos confronta e forja o caráter de Cristo em nós para que possamos produzir o fruto do Espírito Santo que é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio Gl 5.22-23, nos afastemos da impureza e pecado para que consigamos ter intimidade com o Espírito Santo de Deus porque somente sendo santos o veremos Hb 12.14 que possamos nos manter nesta fé, nos aproximemos dEle com toda confiança e que possamos viver desfrutando uma vida de santidade.








Comments


bottom of page