top of page

Depois que Deus confirma não devemos mais voltar atrás

Parada na fronteira

O momento do dia onde temos a transição entre a tarde e a noite, para mim, é muito especial. É o momento onde a combinação das cores é perfeita, o cheiro das plantas é mais puro e a explosão de sons do mundo não me incomoda. É um momento onde acontece um renovo natural que me faz refletir e agradecer por mais um dia que Deus me deu. Posso abrir os braços e correr em direção a uma sombra que chegará em instantes. Os batimentos do coração se alinham com o toque das passadas no chão até perceber a chegada das estrelas com toda a sua perfeição. É como aquele provérbio que diz que a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Tarda, mas não falha. Eis o momento que todos os dias isso se completa para mim. Eu vivi mais esse dia também para ver isso.

Em uma dessas tardes, estávamos retornando de Cuiabá para Santarém de carro, em uma viagem de mais ou menos vinte e oito dias por todo o Brasil. Mas, tudo estava diferente. A qualidade das estradas estava piorando à medida que nos aproximávamos do destino final. A grossa poeira tirava qualquer cheiro e anulava todas as cores. O intenso barulho dos caminhões incomodava como nada havia incomodado antes. A única coisa que se renovava eram as curvas e buracos sem fim. O coração acelerava à medida que a escuridão ia chegando, e o dia ia se completando com o sentimento de que ele não seria perfeito.

Em meio a grande sombra da noite, muito cansados e também com muita fome, paramos em uma pequena cidade com a ideia de dormirmos, e seguirmos somente no dia seguinte. Porém, não sentimos paz em ficar naquele lugar.

Oramos, e em seguida nos perguntamos: todos sentem paz em continuar até a próxima cidade? E todos disseram: sim, vamos!

Era tarde da noite, era deserto, era escuro, a estrada era péssima, e ainda precisávamos viajar por quase cem quilômetros. Mesmo com os louvores sendo cantados pela Ivete, a Julia e a Dona Eloina, mesmo com a resposta dada por Deus depois da oração, meu sentimento era de grande medo e arrependimento. Eu tentava falar, mas fiquei mudo por alguns minutos. Eu tentava com todas as forças dizer alguma coisa, mas não conseguia. Na minha mente pairava a explosão de sons de tudo que eu achava que precisava dizer. O caos existiu, mas ele não estava ali. Ele já tinha ficado para trás!

Naquele dia, em meio ao meu silêncio, e um coração que batia desesperadamente procurando Deus e um alinhamento com a sua voz, meu sogro no meio de um dos louvores me ensinou uma coisa que é a mais importante que será escrita aqui hoje:

“Alessandro, eu sou assim, depois que Deus confirma algo em meu coração, eu não volto mais atrás”

Meu sogro é aquele que se você sentar com ele, e ouvir os seus testemunhos por setenta e sete anos, ainda assim só escutará uma parte deles, pois são muitos. São muitas histórias de Fé e grandes milagres feitos por Deus na sua vida, e da sua família.

Não há nada mais certo neste mundo do que seguir exatamente o que Ele confirma para nós. A vida pode ser mais simples se simplesmente fizermos a vontade de Deus. Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos Dele: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos (1 João 5.14,15).

Não sabemos do que Deus nos livrou naquela noite, e por mais detalhista que eu seja, eu não consigo contar o que realmente aconteceu (a perspectiva de Deus). A única certeza que tenho é que tudo aconteceu porque ouvimos a Sua voz, e seguimos o que Ele havia confirmado em nossos corações. Para todas as outras oportunidades peço a condução do Espírito para aplicar o que aprendi nesta lição (Salmos 143.10).

A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, e é a única que, em qualquer tempo, lugar ou sentimento, deve ser seguida (Romanos 12.2). E a maior vontade Dele, é que você entre pela única porta da Salvação (leia João 6:40 e Efésios 1.4-6). Depois, construa sua casa sobre a Rocha e confie Nele para sempre (Isaías 26.4).

Deixe a luz da sua palavra entrar na sua vida, faça tudo como Ele ordena e jamais o que você construir, na perspectiva Dele, cairá. Tente viver neste mundo fazendo a vontade de Deus de duas formas, e tenha Fé para encontrar no Espírito um equilíbrio entre elas:

Primeiramente, viva a cada minuto observando e aplicando com o máximo de detalhes tudo que está escrito na Bíblia, e tema ao Senhor com todo o teu coração, toda a tua alma e todas as tuas forças. Abra cada página, e sinta intensamente o puro cheiro do livro que nem sempre será novo, mas será sempre o mesmo, pois ele é eterno. Tenha Fé e paciência para esperar acontecer o renovo natural que às vezes precisa operar exatamente na transição entre aquele momento que você acha ser o pior da sua vida, e aquele que Deus estará fazendo pairar, mais uma vez, a Sua Graça e Misericórdia sobre você. E quando acontecer, dê um grande grito de Aleluia, o mais alto que você puder, aquele que ecoará até o céu. Você não só terminará de escutá-lo quando chegar lá, mas também entenderá o que jamais poderia ter entendido aqui. Eu poderia escrever muitas coisas, mas é tudo uma repetição do óbvio: se estamos vivendo os últimos anos de nossa vida aqui, então não deixe nenhum segundo de orar, ler a bíblia e de fazer o bem que ele planejou especificamente para você fazer.

E, ao mesmo tempo, de vez em quando, não deixe de trocar de posição as únicas sete cores que existem, pois os seus tons não deixarão de serem perfeitos. Não existe outro “se”, para o único “então” que Deus planejou e sonhou especificamente para você. Então, não seja demasiadamente justo e nem demasiadamente sábio (Eclesiastes 7.16). Mesmo naquele momento que você achar ser o pior da vida, encontre flores para substituir as dores. Encontre medo para ficar mudo e escutar apenas os sábios. Corra sempre com alegria depois de falar bom dia. Sejas louco para o mundo, mas não deixe de apreciar as belezas que existem, que nos motivam a achar que além das estrelas existe sempre mais alguma coisa por aqui para conquistar. Porém, quando estiver na frente, troque o primeiro lugar para apoiar aquele que é o segundo ou último, pois tudo passa, e o que se investe para a eternidade é o que vale apena. Prefira alguns minutos com os filhos e a família do que horas extras de trabalho ou anos vaidosos de estudos. O que adianta ganhar muito conhecimento e muitas riquezas, mas não ter a maior delas: a sua família. E divirta-se, divirta-se muito, mas sempre temendo a Deus.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas (Mateus 6.33).

Siga o que Deus mandar e não se preocupe como seu dia irá se completar. Mesmo sem ver, apenas abra os braços e corra em direção a mais uma sombra que chegará em instantes. E viva mais um dia que Ele te deu exatamente para ver isso.

bottom of page