top of page
Foto do escritorUélia Dias

O Encontro Inesquecível

O encontro do homem com Jesus Cristo muda o seu rumo, direção e o transforma. Ao estudar o evangelho de João, capítulo quatro, percebemos que o Messias rompe com as regras sociais da época, com a cultura e a religião para cumprir o propósito.

 

Ao longo da história de Israel, encontramos diversas restrições impostas às mulheres, porém nada deteve o encontro de Jesus com essa mulher samaritana que não tinha o seu nome descrito na narrativa, porém teve sua representatividade e importância.

 

Ao longo do tempo vários estudos foram realizados e grandes lições tiradas desse capítulo da bíblia sagrada. Verdadeiramente a palavra do Senhor se renova a cada manhã e nos mostra algo novo. O texto nos revela as características humanas de Jesus através do seu cansaço, fome e sede (Jo 4.5-6) e também que Ele é o Messias, o Salvador tão esperado (Jo 4.25-26).

 

Ao analisar o texto não tenho a pretensão de esgotar todas as aprendizagens oferecidas por ele aqui. Uma das lições que constatamos é os motivos ou sentimentos que conduziram a mulher até o poço sozinha no momento mais quente do dia. Era quase a hora sexta, e alguns estudiosos afirmam que era próximo ao meio-dia.

 

Essa mulher samaritana, inculta, desprezada, rejeitada, que vivia uma vida imoral e andava solitária foi encontrada pelo Rei dos judeus. Ele, de maneira intencional, se dirigiu ao poço para salvá-la e libertá-la de todos os seus medos, desprezos e rejeições sofridas durante a sua vida. Rejeição é um tipo de sentimento que muitos de nós sofremos ao longo da vida, porque não conseguimos agradar a todos.

 

Todavia, o nosso Redentor não faz acepção de pessoas, não nos acusa e nem aponta o nosso pecado. Logo, não deixemos a rejeição nos paralisar. O diálogo entre Jesus e a samaritana, que tinha uma vida torta e buscava respostas para perguntas que se relacionavam com a fé, a libertou da ansiedade, tristeza e solidão.

 

No Pai da Eternidade somos plenamente aceitos. Permitamos, pois, que Ele entre na nossa mente e coração exercendo cura de todos os males impostos pela vida. O Todo-Poderoso ignorou as regras sociais do seu tempo porque queria falar com aquela mulher que vivia à margem da sociedade e que não exercia influência nenhuma. Os padrões de justiça do Cordeiro de Deus são totalmente diferentes dos nossos. Precisamos ter sede de conhecer a fonte inesgotável, Jesus, a jorrar.

 

Aquele poço foi construído por mãos humanas, foi trabalho do homem, porém a fonte celestial é Jesus Cristo de Nazaré, e Ele não despreza e não exclui as pessoas. Os encontros dEle na bíblia são gloriosos e poderosos. A mulher buscou resposta em Cristo, quis saber o que Ele pensava, e hoje podemos ter a mesma atitude dela através da leitura da bíblia e da oração. Podemos construir um relacionamento duradouro com o Filho de Davi. 

 

A decisão do Salvador, em passar por Sicar, trouxe salvação, cura das emoções e libertação para aquela mulher samaritana e o seu povo. O encontro de Cristo transformou a sua história. Ele realmente se importa com a nossa individualidade, nos enxerga no profundo da alma, perdoa todos os nossos pecados (Hb 8.12). O Príncipe da Paz considerou essa mulher e revolucionou o seu tempo. Prossigamos em conhecer o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

 

Por fim, notamos a Onisciência do Messias agindo de maneira poderosa e como o encontro e diálogo com Ele tem poder para curar o interior das nossas emoções e transformar-nos. Foi assim que Jesus fez com aquela mulher samaritana e, por meio do seu testemunho, o seu povo foi alcançado.

 

תגובות


bottom of page