top of page

Por um ministério legalizado e abençoado

“Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema” 1 Pedro 2.13


Muitos líderes de ministérios desempenham com excelência o seu chamado, mas deixam de lado as questões legais e burocráticas.


Certo é que, de fato as autoridades sempre fizeram “vistas grossas” no que diz respeito a legalização das entidades religiosas, mesmo porque a igreja desenvolve um papel social fundamental na comunidade em que atua.


Ocorre que, de uns tempos para cá, muitas coisas mudaram e a igreja precisa estar atentas a essas mudanças, pois as leis e, consequentemente, o controle e as fiscalizações estão ficando cada vez mais rigorosos neste sentido.


Certa vez questionei um líder sobre a regularidade dos documentos da sua igreja e ele respondeu que a sua igreja tinha o CNPJ do Céu! Como assim?!? Existem algumas responsabilidades que simplesmente não podem e não devem ser “espiritualizadas” ou ainda proteladas pela liderança.... “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.


Servir bem ao Senhor no local que lhe foi designado, não nos isenta de cumprir as obrigações estabelecidas por lei. Pelo contrário, o Apóstolo Paulo, na Carta aos Romanos no capítulo 13, versículos 1 e 2, assim os aconselha: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação”. Portanto, ter um ministério dentro das lei é um ato de obediência ao Senhor.


Líderes, deixo aqui um precioso conselho:

Atentem para a organização jurídica de suas igrejas, pois um ministério legalizado será um ministério ainda mais abençoado e com maior liberdade para alcançar almas, cumprindo assim o IDE!


____________________________________________________

ELIANA PAULA DELFINO PALMA

É CASADA COM O RICARDO E MÃE DA MILENA.

IGREJA BATISTA BÍBLICA DO JD. AEROPORTO - CAMPINAS SP.

BACHAREL EM DIREITO; ADVOGADA E PALESTRANTE

ESPECIALISTA EM DIREITO ECLESIÁSTICO;

PROFESSORA DE “DIREITO ECLESIÁSTICO” NO IBBC

RESPONSÁVEL PELO ESCRITÓRIO: ECLÉSIA

ASSESSORIA JURÍDICA PARA IGREJAS E ASSOCIAÇÕES

SEDIADO NA CIDADE DE CAMPINAS SP.

CONTATOS:

(19) 99962-2830 - E-MAIL: ECLESIAASSESSORIA@GMAIL.COM

INSTAGRAM: @ECLESIAASSESSORIA

Comments


bottom of page