O Salmista Davi expressa sua gratidão a Deus quando finalmente ele se torna rei sobre todo o Israel. A jornada foi longa, mais ou menos vinte anos, os perigos foram inúmeros, noites sem dormir, a vida de Davi ficou por um fio diversas vezes quando Saul tentou mata-lo, mas, Davi esperou o tempo certo de Deus para subir ao trono. Enfim, no Salmo 118, Davi procura resumir tudo aquilo que o Senhor Deus fez por ele.
O versículo 1 do Salmo 118 é uma convocação aos fiéis para uma ação de graça, ou seja, o salmista chama o povo venham, venham, agradecer a Deus, venham render graças ao Senhor.
Todo tempo, toda hora é dia de render graças ao Senhor. Render é ação de entregar, então não tem como render sem ação. Graças é uma oferta ou favor que se oferece ou recebe de alguém, dádiva, portanto render graças ao Senhor – requer ação de entregar e ação de agradecer.
Se alguém nos faz algo, demostraremos gratidão com ações, não adianta apenas dizer da boca para fora, obrigada. Devemos mostrar através das ações que realmente somos gratos.
O Salmista nos mostra dois motivos que ele convoca o povo, para “Render graças ao Senhor”. Primeiro: “Porque ele é bom”, por causa da sua bondade. Deus é bom, perfeito, amável, tudo o que faz é certo. Deus é eterno, infinito, imutável em seu ser, sabedoria, justiça, poder, santidade, verdade e bondade. O Senhor é bom, adoremos ao Senhor, por causa de tudo que tem realizado em nosso favor.
A teologia da prosperidade impulsiona muitos a louvarem ao Senhor somente quando Ele é “bom”. Mas, este Salmo, nos remete a louvar ao Senhor, mesmo quando ele permite que passemos por coisas que aparentemente não são boas para nós, Sl. 118:5 – “Em meio a tribulação invoquei o Senhor, e o Senhor me ouviu e me deu folga”, louvamos pela certeza de Sua bondade, e fidelidade, louvamos por causa da certeza da salvação, louvamos muito mais por causa de “quem Ele é” do que por causa do “o que Ele faz”. Até porque, sendo quem Ele é, tudo o que Ele faz é bom, mesmo as coisas que aparentemente não achamos boas.
Em segundo lugar o salmista continua dizendo: “Rendei graças ao Senhor… Porque sua misericórdia dura para sempre”, por causa da sua misericórdia. Misericórdia é o atributo de Deus, por meio do qual Ele não nos dá o que merecemos. Merecíamos a ira, mas Ele nos dá o seu favor. É como se a ira de Deus viesse com uma lança, para atentar contra a nossa vida, mas Jesus entra na frente e recebe a pena em nosso lugar, pagando o meu e o teu pecado na cruz. Louvado seja o nome do Senhor por tão grande salvação!
Um dos maiores desafios daquele que segue a Cristo é render ao Senhor ações de graças. Isso porque agradecer a Deus por todas as coisas, sejam boas ou não, não é atitude dos fracos, mas daqueles que: perseveram, que amam, que reconhecem que Deus está no controle de suas vidas, aconteça o que acontecer.
Gratidão, é exatamente essa palavra que o Espírito Santo reserva também a você, abra o seu coração e aprenda a ser grato ao Pai por tudo aquilo que lhe sobrevém, pois ainda que não entenda a circunstância na qual se encontra hoje, é preciso confiar e render graças ao Senhor, que é soberano e tem o melhor para nós.
A gratidão é uma atitude, um sentimento forte e uma virtude que precisa ser exercitada e desenvolvida, porque a maior expressão que o cristão pode ter para com Deus é a gratidão, a qual deve ser expressa com ações, por isso que temos que aprender a praticar e a expressar gratidão. Existem diversas maneiras pelas quais nós aprendemos a expressar a nossa gratidão a Deus:
Louvando a Deus – Sl. 118.26 “Bendito o que vem em nome do Senhor. A vós outros da casa do Senhor, nós vos abençoamos”. Esse verso 26 foi cantado na ocasião que Jesus entrou em Jerusalém (Mt 21.9). Devemos expressar nossa gratidão, de todo coração através de hinos, cânticos que engrandecem o Senhor, o louvor deve vir da alma, do mais íntimo do nosso coração.
Orando – Uma das maneiras de “Render Graças ao Senhor” é através da oração. Quanto tempo conversamos com Deus durante o dia? Às vezes sentamos no sofá, pegamos o celular e deixamos Deus de lado, ou vamos pensar em coisas que não edificam. Vamos mudar de direção e conversar mais com Deus. Apresentar a Ele nossa adoração, somente pelo fato dEle ser Deus. Não esperemos a angustia chegar para depois o procurarmos em oração.
Dando o nosso melhor para Deus – Às vezes damos o resto para Deus. Quando falamos em dar o nosso resto para Deus, muito pensam em o resto do que sobra, e se sobrar das finanças. Vamos mais além, muitos dão: o resto do dia; o resto da vida, quando está no leito da morte; o resto das forças, pelo contrário, devemos dar o melhor da nossa vida, o melhor do nosso dia, a melhor da nossa força. Tudo que há de melhor deve ser para Deus.
Compartilhando testemunho – Louvar, orar, dar o seu melhor, e compartilhar testemunho. O testemunho, anima fortalece, renova as forças de quem ouve, proclama Jesus Cristo com Salvador.
Gratidão requer ação.
Vamos “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”, louvando, orando e testemunhando.
Comments