top of page

Um apelo aos pastores

Ao longo dos séculos, as igrejas batistas locais têm servido como pilares de comunhão, fé e preservação. As igrejas desempenham um papel significativo na vida espiritual e social dos seus membros e são, na verdade, fundamentais para a formação da história da Igreja de Cristo neste mundo. À medida que olhamos para o futuro, é crucial que não percamos de vista o passado que nos trouxe até aqui.

 

É com este propósito que faço aqui um apelo aos pastores e às lideranças das igrejas batistas de nosso convívio conservador e fundamentalista em doutrina: deem a devida importância na preservação do histórico de sua igreja local desde a sua fundação. Este não é apenas um ato de reverência ao passado, mas uma medida vital para dar significação ao presente e inspirar o futuro.

 

A história de uma igreja não é apenas uma série de eventos passados; é o tecido que une gerações, conectando os fiéis atuais com aqueles que vieram antes deles e aos que virão posteriormente. Cada batismo, casamento, serviço comunitário e desafio superado é uma peça valiosa desse mosaico histórico. Sem entender de onde viemos, é difícil entender para onde estamos indo.

 

Preservar a história de uma igreja não é apenas uma responsabilidade dos historiadores, mas de todos os membros da comunidade. É através da coleta de documentos, fotografias, testemunhos e memórias que podemos reconstruir a narrativa de nossas origens e celebrar as muitas bênçãos que Deus derramou sobre nós ao longo dos anos.

 

Além de fornecer uma base sólida para a identidade e missão da igreja, um histórico bem documentado pode oferecer insights preciosos para os desafios e oportunidades que enfrentamos no presente. Ao olhar para as realizações e os obstáculos do passado, podemos aprender lições importantes que nos ajudarão a tomar decisões sábias e a superar os desafios que enfrentamos hoje.

 

Além disso, um registro histórico robusto é uma ferramenta poderosa para inspirar e envolver as gerações futuras. Ao compartilhar as histórias de fé, coragem e sacrifício que moldaram nossa igreja, podemos transmitir um legado duradouro que inspire os jovens a se comprometerem com a causa do Evangelho e a continuarem a obra que começamos.

 

Portanto, desafiamos os pastores e as lideranças das nossas igrejas a fazerem da preservação da história de suas congregações uma prioridade. Que possamos dedicar tempo e recursos para coletar, preservar e compartilhar as preciosas memórias que fazem parte do nosso patrimônio espiritual. Que possamos ser fiéis guardiões da história, para que as futuras gerações possam olhar para trás com gratidão e olhar para frente com esperança. Que a história de nossas igrejas continue a ser escrita com letras de amor, fé e serviço, para a glória de Deus e o bem de todas as pessoas.

Que Deus abençoe ricamente nossas igrejas e nos capacite a preservar e compartilhar sua história para as gerações vindouras.

 

Como sugestão, se a sua igreja ainda não tem um resumo histórico, procure falar com toda a liderança e os membros, para presentearem-se a si mesmo com esse documento histórico até o próximo aniversário da de fundação. Uma importante fonte de informação são as atas das assembleias e os relatos e testemunhos de membros antigos. Preservando a nossa História valorizamos o passado e melhor projetamos o futuro. Faça uma assembleia extraordinária e registre uma ata com esse importante documento.

 

 

1 comentário

1 Comment


Guest
Apr 28

Amém! Concordo com isso pastor!

Like
bottom of page